Operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Federal mira esquema de tráfico de cocaína na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. Denominada Cavok, a ação cumpre mandados de prisão, busca e apreensão e até sequestro de aeronaves em Ponta Porã e em Goiás.
Até o momento, duas pessoas foram presas preventivamente em Goiânia (GO) e Ponta Porã. Na fronteira, ainda houve um flagrante por posse de arma de fogo. A operação foi denominada pela sigla Cavok (Ceiling and Visibility OK), utilizada no meio aeronáutico para definir situação em que há boas condições de teto e visibilidade para voos.
Os mandados tiveram como alvo ainda o sequestro de 23 aeronaves de pequeno porte utilizadas pelos criminosos para o transporte das drogas, além de três imóveis rurais e um de apartamento de luxo, todos localizados no Estado de Goiás e avaliados em aproximadamente R$ 40 milhões.
Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã. Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade ideológica, cujas penas somadas, podem ultrapassar 40 anos de prisão.
São 110 agentes envolvidos com apoio do Saeg (Serviço Aéreo do Estado de Goiás), da Polícia Militar daquele Estado e da Deco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado) em Mato Grosso do Sul.
(Texto: João Fernandes com Dourados News)