As obras de revitalização e controle de enchentes no Rio Anhanduí serão retomadas na próxima segunda-feira (10). O serviço estava parado há 9 meses por causa de atrasos no repasse de recursos federais. Foi preciso também aguardar a Caixa Econômica Federal aprovar a reprogramação do projeto, que terá um custo adicional de R$ 1,5 milhão, custeado com recurso próprio, viabilizado em parceria com o Governo do Estado.
Nesta etapa, haverá mais movimentação de terra e um trecho de 1,5 km da pista bairro-centro da Avenida Ernesto Geisel será praticamente refeito, incluindo base e uma nova capa asfáltica que o projeto original (feito há 8 anos) não contemplava. Neste trajeto será implantado o novo interceptor de esgoto.
Para a execução da obra, será necessária a interdição de um trecho da pista bairro-centro da Avenida Ernesto Geisel, inicialmente entre as ruas Santa Adélia e Ceres. A Agetran vai definir uma rota alternativa para quem vem da região do Aero Rancho para o centro da cidade pela Norte Sul. A previsão é que a instalação do novo interceptor demore cerca de 90 dias.
O serviço será reiniciado pela construção de um novo interceptor da rede de esgoto que fica mais perto do meio-fio. Ele substituirá o atual, rente à margem esquerda (sentido bairro) do rio, onde também serão erguidas as paredes do gabião.
Pelo interceptor é escoado o esgoto coletado na cidade até a Estação de Tratamento no Los Angeles. A empreiteira responsável pelos dois lotes onde haverá intervenção (entre as ruas da Abolição e do Aquário) vai instalar o canteiro de obras ainda nesta semana. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estão trabalhando na reconstrução de um trecho de 20 metros do canal (feito há mais de 40 anos), que caiu durante uma forte chuva no mês de fevereiro.
Serão feitos 1.500 metros de interceptor, da altura da Rua Ceres até às proximidades do ginásio Guanandizão. Um trecho da Avenida Ernesto Geisel terá parte do aterro e o asfalto da pista inteira refeito desde a base. O trabalho será executado quadra a quadra, com acesso controlado para os moradores, reduzindo o impacto da interdição. Será aberta uma valeta rente ao meio-fio , com até 2,5 metros de profundidade.
A proposta inicial era erguer o gabião da margem esquerda alinhado ao interceptor. Entretanto, após as primeiras movimentações de terra, se constatou que o aterro que abriu caminho para implantação das pistas da Avenida Ernesto Geisel não resistiria, além de colocar em risco o interceptor, com consequências imprevisíveis em termos ambientais.
(Texto: João Fernandes com assessoria)