Queimadas: Estado decreta emergência em Corumbá e Ladário

Há mais de três semanas que o fogo castiga a região de Corumbá e Ladário. Por conta dessa situação, o governo do Estado declarou situação de emergência em partes das áreas rurais dos municípios, já que a fumaça dos incêndios está chegando às cidades. Conforme o decreto que foi publicado no Diário Oficial de ontem (28), a medida terá duração de 180 dias.

Este é o segundo decreto feito em decorrência da situação das queimadas. Na sexta-feira (24), foi decretada situação de emergência ambiental após a destruição de 300 mil hectares apenas nos primeiros meses do ano.

De acordo com o governo, imagens de satélite mostraram que, neste mês de julho, o Estado teve 9.530 focos de calor, 7.598 deles em Corumbá. Na segunda-feira (27) e ontem (28), eram 394 focos, sendo 320 no município. Inclusive, uma força- -tarefa está empenhada em conter o avanço do fogo.

Outro fator levado em consideração também pelo governo para declarar situação de emergência foi o aumento nos atendimentos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Segundo a Prefeitura de Corumbá, os atendimentos aumentaram em 20% e grande parte é de pessoas procurando as unidades com doenças relacionadas a problemas respiratórios.

(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *