Para conquistar outros mundos é necessário conquistar a imaginação

Rod Serling talvez seja uma das figuras mais emblemáticas da TV de todos os tempos, quer você tenha ouvido falar dele ou não. Rodman Edward Serling nasceu em Syracuse, em Nova York, coincidentemente no Natal de 1924. Ao longo de sua vida desenvolveu roteiros para TV em seu célebre “The Twilight Zone” que foi um fenômeno de audiência e crítica.  Rod tratava de temas atrelados ao medo da guerra fria e invasões alienígenas, exploração espacial e até mesmo anti-fascismo, o que traz suas obras para perto hoje em dia.

Rod pode ser facilmente comparado ao seu contemporâneo Carl Sagan, que foi o divulgador científico mais importante de toda nossa história recente, e isso não é aumentar seus feitos. Ele foi responsável pelo lançamento da Voyager l e Voyager ll, que são sondas espaciais que carregam todas as informações da nossa vizinhança estelar, e também como a vida se originou aqui na terra.

A Voyager l é o objeto mais distante da terra, está agora a 21,772 bilhões de quilômetros, o que o classifica como um objeto interestelar e praticamente fora do nosso sistema solar. Ela foi enviada para essa jornada em 5 de setembro de 1977 e vai continuar desbravando outros mundos até quem sabe ser encontrada por outra civilização.

O breve disclaimer é por conta do impacto dessas personalidades e também pelo legado que deixaram. Rod sempre foi fascinado por ficção científica e pelos enigmas dos seres humanos, tanto que uma série como essa criada em 1958 conversa tão bem com o mundo de hoje. Talvez essa seja a cápsula de Serling atravessando o tempo para deixar sua mensagem. Os dois infelizmente já se foram, o que sobrou além de grande material, tanto por parte do Carl, quanto do Rod, temos livros e a maravilhosa série “Cosmos”.

(Veja mais na página C2 da versão digital do jornal O Estado)

Confira:

Sete livros para aproveitar a data e incluir na sua lista de leitura

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *