Nas últimas semanas, Campo Grande tem registrado um aumento no número de casos do novo coronavírus e, com isso, a procura por testes também apresenta uma alta. E foi justamente essa sobrecarga que ocasionou um comprometimento das agendas do drive-thru do quartel do Corpo de Bombeiros e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho. Em ambos não há mais horários para este mês, restando apenas a opção de espera até agosto.
tarde da terça-feira (22), por meio do disk-COVID (67 3311- 6262), recebeu a informação de que não tinha mais vagas disponíveis para agendamentos. Esse foi o caso de uma fisioterapeuta de 27 anos que preferiu não se identificar. Segundo ela, a orientação foi para que buscasse pelo teste em algum posto de saúde.
“Era em torno de 14h quando liguei na terça-feira para tentar agendar um teste, tenho sintomas e tive contato com pessoas que testaram positivo, no entanto, o atende me informou que não tinha mais vagas e que poderia procurar uma unidade de saúde próxima da minha casa para realizar o teste. Fui até a unidade, mas como ainda não tenho oito dias de sintomas, vou retornar para fazer o exame nesta sexta-feira (24)”, contou.
Entretanto, de acordo com o coordenador dos drive-thrus de Mato Grosso do Sul, coronel Marcello Fraiha, as agendas para o mês de agosto já foram abertas. “Devido à procura excessiva por testagens, as agendas estão cheias”, comentou. “Então, acabando as vagas do mês, iremos abrir para o outro mês”, garantiu. E ainda sobre a sobrecarga no drive do quartel e na escola, o coronel Fraiha orienta que as pessoas podem buscar outros locais para realizar o teste. “As pessoas acabaram esquecendo que tem outras opções, o que nos sobrecarregou demasiadamente. Então vai lembrar que as pessoas podem buscar os testes em outros locais como os planos de saúde, a rede municipal”, enfatizou.
(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)