A implantação de 69 quilômetros de corredores de ônibus em Campo Grande, vai reduzir em até 20% o tempo de viagem, conforme planejamento da Agetran. O projeto está incluso no plano diretor de mobilidade urbana na Capital, em vigor desde 2009.
Este ganho de funcionalidade será estendido a todo o sistema de transporte, utilizado diariamente por 220 mil pessoas, quando os demais corredores (sul e norte) estiveram funcionando na plenitude.
A redução do tempo de viagem será possível porque a velocidade média dos ônibus aumentará de 16 para 25 quilômetros por hora. Como trafegarão na faixa exclusiva, os coletivos terão trânsito livre, com semáforos funcionando de forma sincronizada nos cruzamentos onde haverá estações de pré-embarque. Além disso, não terão de disputar espaço com os demais veículos em circulação pelas ruas.
A base do projeto de mobilidade urbana, aprovado em 2009, é a implantação de corredores exclusivos para a circulação dos ônibus entre os terminais Guaicurus/ Morenão (corredor Sul); Morenão /General Osório e Nova Bahia (corredor Norte), passando pelo Centro da cidade e o Corredor Sudoeste, interligação dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade e também no sentido inverso. A execução do projeto começou pelas ruas Guia Lopes e Brilhante, que integram o corredor Sudoeste.
Em 2012, a Prefeitura contratou junto à Caixa Econômica Federal um empréstimo de R$ 120 milhões, (financiamento do FGTS) para começar a tirar do papel o projeto de mobilidade esboçado em 2009. Como o projeto não avançou por 4 anos, a Prefeitura perdeu o recurso complementar que viria do Orçamento da União, para terminar os corredores Sul e Norte .
Já está adiantada a contratação de R$ 96 milhões de um financiamento do Avançar Cidades para os trechos complementares dos corredores sul (Avenida Costa e Silva) e norte (Coronel Antonino, Cônsul Assaf Trad, Alegrete, 25 de Dezembro). O corredor da Avenida Mato Grosso será feito em parceria com o Governo do Estado.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)
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