O cumprimento dos mandados da 5ª fase da Operação Luz na Infância, prendeu dois alvos da ação, que estava sendo executada em Campo Grande e Aquidauana. Na Capital, um técnico de informática, de 29, foi detido em sua residência, no Jardim Tijuca. Já no interior, um caminhoneiro, de 32 anos.
Conforme a Delegada Titular da Depca (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente), Marília de Brito, o técnico estava acompanhado do filho de 3 anos, que foi levado para casa da avó. Com ele foram apreendidos 17 HD e um Desk Top, tendo um vasto material de pornografia infantil, de 760 mil arquivos e com aproximadamente 4 terabytes.
O conteúdo apreendido com o caminhoneiro em Aquidauana, está passando por levantamentos para averiguar a quantidade de arquivos envolvendo crianças e adolescentes. Todo material capturado pela Polícia será encaminhado para a perícia.
As investigações duram cerca de três a quatro meses e são trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta fase da operação, cerca 656 policiais civis e federais estão nas ruas para cumprimento dos mandados.
Operação Luz na Infância
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou na manhã desta quarta-feira (4), a quinta fase da Operação Luz na Infância, que visa combater crimes de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. A ação cumpre mandados no MS e outros 14 estados do país, além de ter apoio dos agentes de leis em mais seis países. (Texto: Graziella Almeida e Marcos Tenório)