Saiba como driblar os agressores da estação para garantir fios lindos e saudáveis
A temperatura caiu e os cuidados com os cabelos no inverno precisam ser redobrados. Além de aproveitar o friozinho dessa estação que passa tão rápido, é preciso dar atenção aos fios. Os grandes vilões são a água quente e o uso excessivo dos secadores. A dupla prejudica as madeixas e o couro cabeludo.
De acordo com a professora do curso de Estética e Cosmética da Uniderp, Letícia de Brito, água quente retira os lipídios essenciais, ou seja, o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção e lubrificação dos fios.
“No frio, é comum tomarmos banhos quentes e isso provoca a desidratação do cabelo, já que a água em alta temperatura abre as cutículas do fio, que são uma camada externa da fibra capilar, acarretando em perda do brilho e no seu ressecamento. Além disso, a água quente estimula o aumento da secreção da glândula sebácea, elevando a oleosidade produzida pelo couro cabeludo, o que pode favorecer o aparecimento da dermatite seborreica, a famosa caspa”, orienta a especialista.
Os cuidados com os fios devem ser os mesmos em todas as estações e além de evitar água quente na hora de lavar as madeixas, é importante usar shampoos anti resíduos a cada 15 dias. “A água fria é melhor para a saúde dos fios, mas se não for possível, opte pela água morna. Utilize máscaras hidratantes capilares semanalmente e dê preferência aos xampus específicos para o seu tipo de cabelo”, aconselha a professora.
Estresse, ansiedade, alimentação desregrada e exageros alcoólicos também podem levar à queda repentina dos fios. A hidratação é muito importante para a saúde dos cabelos, para mantê-los mais bonitos e com brilho. Mas a nutrição capilar dependerá de quão danificados estiverem os fios.
Dicas de como cuidar dos cabelos no frio
- Não demore mais que dois dias para lavar os cabelos;
- Evite lavar os fios com água quente;
- Use o shampoo e o condicionador específicos para o seu tipo de cabelo;
- Use máscara capilar apenas uma vez na semana;
- Use protetor térmico para proteger o fico do calor do secador, da chapinha, do babyliss e do difusor;
- Não use o secador na temperatura máxima e nem muito próximo dos fios;
- Se os cabelos já estão muito danificados, evite usar aparelhos de calor, como por exemplo, secador e chapinha;
- Tenha uma alimentação balanceada e saudável, isso pode favorecer o crescimento dos fios e evitar a queda;
- Procure dormir 8 horas por noite, pois a qualidade do sono interfere em vários aspectos da saúde, refletindo, também, na qualidade e aparência dos cabelos;
- Não durma com o cabelo molhado, pois a umidade pode aumentar a probabilidade de ter fungo no couro cabeludo;
(Texto: Bruna Marques)