A partir de segunda-feira (6), os passageiros do transporte coletivo da Capital terão de passar por aferição de temperatura para embarcar nos veículos. A medida veio após um acordo firmado entre Consórcio Guaicurus, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)
. A medida é uma das formas de prevenção contra o novo coronavírus e será realizada por 30 dias. O lançamento do projeto “Transportando com ação: todos pelo coletivo” ocorreu ontem (2) no auditório do Sest/Senat. A parceria de medidas contra COVID-19 atende uma determinação da Justiça.
De acordo com o supervisor do conselho regional de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso do Sest/Senat, José Luiz Rachid, nestes 30 dias, a ação será feita por quatro equipes volantes. “Cada equipe tem de dois a três integrantes, funcionários do Sest Senat, que além de aferir a temperatura vão ensinar os usuários a lavar as mãos corretamente e distribuir um panfleto educativo sobre o novo coronavírus. E para que essas equipes atendam os nove terminais da Capital, eles vão trabalhar em dois horários de pico, na manhã e no fim da tarde, serão feitos quatro terminais durante a manhã e outros quatro no período da tarde”, explicou.
Os colaboradores do Consórcio Guaicurus, segundo o diretor-executivo, Robson Luiz Strengari, aproximadamente, 1.260 funcionários, também passarão por um curso on- -line de 4h/aula que oferece formação técnica de “combate à COVID-19” disponibilizado pelo Sest/Senat Nacional, com certificação. “O curso será aplicado ao longo de um mês com 1h/aula disponível por dia”, assegurou Robson.
Diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno disse que estamos vivendo um momento ímpar e que é preciso se proteger. “Há uma preocupação com o aumento dos casos e é necessário fechar as portas para que o vírus não nos ataque”, reiterou.
Para acessar o conteúdo completo e outras notícias de cidades, acesse a versão digital do jornal O Estado MS.
(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)