Fora do aeroporto, taxistas querem ampliar atendimento

Após fim de contrato com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), os taxistas lotados no ponto 17, de dentro do Aeroporto Internacional de Campo Grande, serão remanejados a partir da próxima semana para a Avenida Duque de Caxias. Com isso, segundo Bernardo Quartin Barrios, presidente do Sindicato dos Taxistas, os motoristas terão de se adaptar para conseguir manter os atendimentos, já que o ponto facilitava na captação de clientela.

“Somente o tempo dirá. A gente sente que, do ponto de vista logístico, o outro ponto era melhor, mas a sociedade tem de entender que por trás de todo o assunto existe um custo administrativo, custo financeiro. É um coletivo, alguém pensou diferente e não conseguimos evoluir para ficar na área”, afirmou. Atender a população dos arredores do aeroporto é um das alternativas para os taxistas.

De acordo com Barrios, os taxistas tinham um acordo de contrato de cedência diária, para que o ponto permanecesse ali dentro, mas, após o fim do contrato de sete anos, o local, por ser uma área pública, tinha necessidade de ser licitado. “Não é que não houve interesse por parte dos taxistas em participar da licitação, foi um lapso, senão outras empresas de aplicativo de transporte aqui da Capital também teriam participado. A ‘Rodar Serviços de Táxi e/ou Transporte Individual’ ganhou a licitação e vai absorver e colocar seus carros lá para rodarem, vai prestar seu serviço, mas no paralelo o táxi continuará servindo a quem nos solicitar não só no aeroporto, quanto pela vizinhança”, comentou.

Por ser um serviço de interesse público e regido pela prefeitura, foi estudado um remanejamento para que fique uma vaga fixa no aeroporto e quatro do lado de fora próximo às estátuas dos tuiuiús, para continuar atendendo os passageiros, e os outros 39 foram alocados para o lado de fora,7 na Avenida Duque de Caxias.

“Os táxis vão permanecer próximo do aeroporto, mas não será lá dentro como antes. No ponto fixo do lado de dentro, será feito um rodízio, para que cada motorista trabalhe por vez. Com os outros táxis na Avenida Duque de Caxias, vamos poder atender quem nos solicitar pela vizinhança também”, afirmou.

Para os taxistas, um ponto coberto deve ser entregue ainda na próxima semana. Segundo o coordenador do ponto 17, Juscelino Rodrigues dos Santos, após reunião com o prefeito Marquinhos Trad, a promessa de uma estrutura para proteger os taxistas do sol e da chuva foi conquistada. O prazo é de que até terça- -feira já exista um lugar para parar os carros.

Licitação

A Infraero abriu um processo de licitação em maio e a empresa ganhadora, Rodar Serviços de Táxi e Transportes Personalizados, assumirá os serviços. O processo de licitação foi divulgado em maio na modalidade eletrônica, realizada pelo Banco do Brasil, e a abertura da disputa pelos interessados ocorreu em junho. E o contrato prevê ainda que o novo serviço será oferecido pelos próximos cinco anos.

O passageiro, para solicitar o transporte, terá de ir até o balcão da empresa e informar o endereço de destino. Após isso, um veículo vai esperar o passageiro na saída do aeroporto. Mas continuarão existindo as duas linhas de ônibus que ligam o terminal ao centro da cidade, além dos serviços de transporte por aplicativo.

A Infraero informou ainda que funcionários com colete da Infraero e que atendem ao público poderão orientar os passageiros sobre os serviços de transporte disponíveis no aeroporto. (Texto: Dayane Medina e Raiane Carneiro)

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