10.844 pessoas foram abordadas nas ruas, triplo do registrado em maio
Os casos confirmados do novo coronavírus não param de aumentar em Mato Grosso do Sul e o que chama atenção é que, conforme os dados da GCM (Guarda Civil Metropolitana), órgão fiscalizador do toque de recolher, até o domingo (28), 10.844 pessoas foram abordadas nas ruas. O número significa um aumento de 270% se comparado ao mês de maio, quando foram feitas 2.930 abordagens.
O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, acredita que o aumento excessivo dos casos pode fazer com que esses números voltem a ser menores. “Nós estamos apostando que a partir desta semana, com esse aumento acentuado da contaminação, as pessoas fiquem mais preocupadas, conscientes e parem com as festinhas e aglomerações em vias públicas. E a prefeitura da Capital vai manter, pelo menos pelos próximos 60 dias, a fiscalização mais rigorosa”, reiterou.
Em contrapartida, os dias 26, 27 e 28 de junho foram atípicos. A frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul na quinta-feira (25) acabou ajudando no tão “solicitado” isolamento social. Ainda de acordo com os dados da Guarda Municipal, a queda foi de 76% no número de pessoas abordadas se comparada com o fim de semana dos dias 19, 20 e 21 de junho.
As estatísticas mostram que, nesse fim de semana, foram abordadas, respectivamente, 35, 105 e 90 pessoas, uma total de 230. Ao passo que nos dias 19, 20 e 21 Divulgação/GCM de junho foram abordadas, respectivamente, 475, 420 e 103 pessoas, somando 998. Azambuja assegura que foi em razão do mau tempo que os números apresentaram uma queda. “Com certeza essa mudança de temperatura, virada de tempo, ajudou e muito a segurar as pessoas em suas residências”, explicou.
Entretanto, mesmo tendo poucas abordagens, no sábado (27) a Guarda Municipal acabou com uma “festinha” que ocorria no Jardim Caiobá durante o toque de recolher, com aglomeração de aproximadamente 80 pessoas que foram orientadas a retornar para as suas casas.
Vale ressaltar também que, a partir da última sexta-feira (26), entrou em vigor o novo horário do toque de recolher, que agora vale das 23h às 5h previsto no Decreto nº 14.238.
Para conferir a reportagem completa e outras notícias sobre coronavírus, acesse o portal digital do jornal O Estado MS.
(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)