As aulas remotas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) se tornou objeto de estudo de uma das maiores instituições de ensino superior dos Estados Unidos: a Universidade de Yale, localizada no estado de Connecticut.
Perguntado sobre a divisão dos trabalhos em meio às novas demandas enfrentadas no estado, o superintendente de Informação e Tecnologia da SED, Paulo Cezar Rodrigues, destacou a organização estabelecida pela SED. “Aqui, criamos dois grandes grupos de trabalho. Um deles ficou voltado para o atendimento pedagógico e outro para o tecnológico. Com isso, buscamos otimizar nosso atendimento e ampliar o raio de alcance das novas ferramentas que passamos a utilizar”, explicou.
“Em MS conseguimos alcançar os estudantes com o envio dos materiais por meio do Google Classroom e, para aqueles sem conectividade, com o envio das atividades impressas. Em maio iniciamos o trabalho com a transmissão das aulas pela TV Aberta, via sinal digital, e agora vamos incorporar os aplicativos Microsoft 365 ao rol de ferramentas à disposição de professores e alunos”, completou.
Outra questão tratada com atenção pelo pesquisador da Universidade, Alberto Munoz Rajar, foi o atendimento aos estudantes, segundo ele, um dos maiores desafios seria o alcance daqueles que estão localizados em regiões mais afastadas. “Observamos que o atendimento é um grande desafio, uma vez que nem todos os estudantes contam com o acesso remoto e dependem dos materiais em outros formatos”, disse Alberto.
A gestora de Ensino Fundamental da SED, Maria Claudia Soares, também participou da reunião realizada por vídeo conferência na última sexta-feira (19).
Universidade Yale
A Universidade é uma instituição de ensino superior privada norte-americana, situada em New Haven, no Estado de Connecticut, e é a terceira mais antiga instituição de ensino superior do País.
Entre as personalidades que já passaram pela instituição estão nomes como William Howard Taft, Gerald Ford, George H. W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)