Dezenove de junho é o Dia do Cinema Brasileiro e, para celebrar essa data, irá acontecer de 16 a 20 de junho a Semana do Cinema Brasileiro – CineMato, na perspectiva de dar visibilidade ao trabalho cinematográfico produzido em Mato Groso do Sul, uma série de bate-papos por meio de lives será realizada com quem produz cinema nos mais variados gêneros.
O evento é uma realização do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineCafé, Curso de Audiovisual da UFMS e da TVE Cultura. As lives acontecem pelo Instagram da Fundação de cultura sempre às 19h.
Programação
O cinema de terror no velho oeste: Dia 15 – Kézia Miranda conversa com Larissa Anzoategui – Produtora, editora e diretora da Astaroth, produtora independente em MS que já realizou seis curtas e longas-metragens.
O Imaginário, o Folclore e o Cinema: Dia 16 – Julio Bezerra – Professor do curso de Audiovisual da UFMS conversa com Andriolli Costa, jornalista, narrador e pesquisador de folclore e imaginário brasileiro.
Cinema Documentário em MS: Dia 17 – Marinete Pinheiro – Jornalista, Cineasta/Documentarista e Coordenadora do MIS de MS conversa com Lu Bigatão, Documentarista, produtora a apresentadora do Programa Cult/TVE Cultura.
Filmes de bang-bang em Campo Grande / 100% Independente: Dia 18 – Carlos Diehl- Roteirista e Produtor Executivo na TVE Cultura conversa com Alexandre Couto, cineasta independente que dirigiu filmes de longa- metragem em Campo Grande.
Documentário de invenção e poesia: Dia 19 – Marinete Pinheiro Jornalista, Cineasta e Coordenadora do MIS de MS conversa com cineasta Joel Pizzini, Cineasta, pesquisador, autor de ensaios documentários premiados internacionalmente como Caramujo-flor e 500 Almas.
(Texto: João Fernandes com assessoria)