Em três meses de funcionamento, o Polo de Atendimento já recebeu mais de 1,6 mil pacientes com sintomas de coronavírus (Covid-19) e outras síndromes respiratórias, sendo o índice de testes diagnósticos superior a 60%. A estrutura instalada no Parque Ayrton Senna, Bairro Aero Rancho, começou a funcionar no dia 10 de abril, com atendimento diário, incluindo fim de semana e feriado, de 07h às 19h. A estratégia contribui na redução da procura nas unidades de saúde por pacientes sintomáticos, o que, eventualmente, contribui no controle da disseminação do vírus evitando assim o risco de contaminação cruzada e exposição de outros pacientes.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com base em dados do sistema do Polo Ayrton Senna (SIPAS), até a quarta-feira, dia 10 de junho, foram 1.698 pacientes atendidos, sendo 1.045 submetidos a testagem, o que representa um índice de aproximadamente 61%. Ou seja, de cada 10 pacientes atendidos, seis foram testados por se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos pelos profissionais de saúde.
Dois tipos de exame estão sendo ofertados, o teste rápido (sorológico) e o RT-PCR, considerado padrão ouro de qualidade, o que amplia a possibilidade de detecção do vírus em diferentes fases de infecção. Dos 1.045 testes, 551 foram do tipo teste rápido, sendo detectado 26 pacientes positivos e 494 foram RT-PCR, com 16 positivos.
(Texto:Ana Beatriz Rodrigues com informações da Assessoria da Prefeitura)