As vacinas que estão sendo produzidas contra o novo coronavírus serão mandadas em breve para testes clínicos, afirmou, nesta quarta-feira (10), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Durante entrevista coletiva da entidade, Ghebreyesus disse que há “mais de 37 países” envolvidos no ensaio clínico Solidariedade da OMS, inclusive da América Latina.
Em outro momento, o diretor-geral pediu que exista um compromisso político dos países para que, quando uma vacina for encontrada, ela esteja disponível para todos.
UTIs
Diretor executivo da OMS, Michael Ryan afirmou que há “muitas outras considerações que devem ser feitas”, além da taxa de ocupação de UTIs, para se decidir sobre o relaxamento da quarentena, diante da pandemia de coronavírus. “Se tivesse 1 milhão de leitos de UTI, está tudo bem se tiver 1 milhão de pacientes em estado grave?”, questionou, durante entrevista coletiva da entidade.
Ryan lembrou ainda que muitos países tiveram de recorrer às quarentenas por estarem em um quadro de rápida disseminação da doença e sem controle sobre por onde exatamente o vírus circulava.
(Texto: Inez Nazira com informações do IstoÉ)