Nesta segunda-feira (01), em ação desenvolvida pelo Governo do Estado de MS, por intermédio Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Saúde, na sede central do Detran/MS, tinha como objetivo informar os servidores e aplicar testagem rápida de diagnóstico do novo coronavírus.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o momento é oportuno e representa uma segurança tanto para os funcionários como para o público atendido. “É um trabalho importante, necessário e muito bem organizado pela SES e pelo Corpo de Bombeiros. Não é obrigatório, mas é recomendável, é um exame prático e preciso, necessário diante da quantidade de clientes que recebemos”.
O coronel Marcello Fraiha, responsável pela ação, fala além da importância da iniciativa: “Os testes rápidos compõe uma logística estabelecida pelo Corpo de Bombeiros, a pedido da SES, sendo uma ação do Governo do Estado, na qual abrangerá de 400 a 450 pessoas, no período da manhã e da tarde, fazendo a coletagem, cujo resultado deve sair em 15 minutos, de modo rápido e seguro, sendo os mesmos usados nos drives-thru em Mato Grosso do Sul”.
Os testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). No Detran, a logística formada pelos profissionais envolvidos não comprometeu o fluxo de atendimento à população. Todos os servidores que saíram de viagem hoje, fizeram os exames prioritariamente pela manhã.
(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)