Em parceria com os Correios e o Programa Pátria Voluntária, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), iniciará, nesta quinta-feira (14), a entrega de material têxtil reutilizável para a população em situação de rua, com o intuito de minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A proposta do projeto é estimular a responsabilidade social e o trabalho voluntário, com o reaproveitamento de camisas de carteiros, malas e malotes postais inservíveis aos Correios para a fabricação de itens, como máscaras de proteção facial, toucas, mochilas e sacos para dormir.
As ações serão desenvolvidas em consonância com as regras do programa Ecopostal dos Correios, que realiza o descarte adequado de materiais inservíveis para a empresa, transformando-os em outros objetos, de modo a reduzir o impacto ambiental e promover a solidariedade.
A primeira doação será destinada ao Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR), em São Paulo (SP), que atende cerca de dez mil pessoas em situação de rua e pretende produzir cerca de 30 mil máscaras para proteção individual.
Na próxima semana, está prevista a entrega de tecidos para a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW de Brasília (DF), instituição que atua no desenvolvimento do potencial profissional e liderança das mulheres.
A mobilização promovida pelo MMFDH já conta com o apoio de 26 instituições, que se cadastraram na plataforma do Pátria Voluntária. Instituições interessadas em participar da confecção e da distribuição do material podem se inscrever pelo link. Saiba mais.
(Texto: João Fernandes com assessoria)