Diante do aumento de casos do novo coronavírus observados nas unidades de refino, de acordo com denúncias de trabalhadores, a Petrobras informou que iniciou na segunda-feira (11) a realização de testes rápidos para detectar contaminação pelo novo coronavírus na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro.
Segundo a Petrobras, as refinarias, térmicas e unidades de tratamento de gás (UPGNs) da companhia em todo o País começam a ser atendidas esta semana, por meio de contratos com laboratórios ou distribuição de kits de testes rápidos adquiridos pela empresa.
Nesta terça-feira (11), o Sindicato dos Petroleiros do Ceará informou que 93% do contingente de uma única plataforma hibernada no Estado, ou 42 trabalhadores, tiveram a contaminação por covid-19 confirmados. Outras duas também registraram casos de contaminação.
A Petrobras informou que já foram realizados mais de 8 mil testes para covid-19 entre os seus mais de 46 mil empregados próprios, prestadores de serviços e contactantes de casos suspeitos.
A companhia afirmou que testa todos os colaboradores com suspeita. A estratégia de testagem da Petrobras segue as recomendações das autoridades sanitárias e órgãos reguladores.
A Petrobras não confirma os casos delatados pelos sindicatos, alegando que seria violação de privacidade dos seus empregados.
(Texto: Inez Nazira com informações do IstoÉ)