Um novo tipo de teste para o coronavírus (covid-19), com resultado em 15 minutos, foi autorizado pela Food and Drug Administration (FDA), agência do Departamento de Saúde norte-americano responsável por garantir a eficácia de medicamentos e equipamentos médicos.
O teste para antígenos tem produção mais simples e barata que outros tipos de exame. A liberação da FDA permitirá que fabricantes produzam o suficiente para testar milhões de norte-americanos por dia, conforme informações do órgão.
O primeiro teste autorizado é da empresa norte-americana Quidel Corporation. Diferentemente de exames moleculares (mais precisos, que detectam o material genético do vírus) e de testes sorológicos rápidos (que detectam a presença de anticorpos para o vírus), o novo teste detecta antígenos –proteínas da superfície externa do vírus que desencadeiam a resposta imunológica no paciente.
A autorização para uso acontece no momento em que Estados e governos locais flexibilizam as medidas de isolamento no país. Especialistas consideram que uma ampla capacidade de testagem seja essencial para evitar novas ondas de contágio depois da reabertura.
O ex-diretor do FDA, Scott Gottlieb, fez uma ressalva em relação à precisão desse tipo de teste, que é de cerca de 85%.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Poder 360)