O Prêmio Marsh para Carreira Inicial de Entomologista, da Royal Entomological Societypara, veio para o Brasil este ano. A vencedora foi a bióloga Jéssica Paula Gillung, pós-doutoranda da Cornell University (Estados Unidos). A premiação é um importante reconhecimento a pesquisadores em início de carreira que apresentaram contribuições importantes para a área de entomologia.
Gillung recebeu duas bolsas da FAPESP: uma de mestrado, sobre a mosca Philopota Wiedemann, e uma de treinamento técnico, sobre taxonomia de répteis e anfíbios neotropicais. Ela teve também bolsa de iniciação científica e doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A bióloga estuda a descoberta, catalogação e manutenção da biodiversidade de insetos. Procura determinar as origens evolutivas e padrões de diversidade fenotípica e biológica entre os insetos por meio de reconstruções filogenéticas, análises comparativas, taxonomia e genômica.
O prêmio, segundo a organização, “destaca a dedicação e a criatividade de um jovem pesquisador e homenageia o escolhido com uma placa comemorativa e um prêmio de £1.250”. Além disso, o vencedor é convidado a ser palestrante principal do congresso, que este ano foi realizado em Londres, no Reino Unido, de 20 a 22 de agosto de 2019.
Antes do Prêmio Marsh, Gillung já havia sido condecorada em outras duas ocasiões pela Sociedade Americana de Entomologia. Em 2018, recebeu o prêmio de Liderança estudantil da Entomological Society of America, que reconhece um estudante de pós-graduação em entomologia que possua destaque na liderança de seu departamento, universidade, comunidade e sociedades profissionais, enquanto ainda está alcançando a excelência acadêmica. (Rafael Belo com Agência FAPESP)