O prazo de renovação contratual do primeiro semestre de 2020, referente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), teve sua data limite alterada nesta terça-feira (14), para o dia 30 de junho. Os aditamentos dos contratos deverão ser feitos pelo sistema SisFies.
A Portaria nº 240/2020 que prorroga o prazo foi publicada hoje (14), no Diário Oficial da União. A medida vale para contratos simplificados e não simplificados. O dia 30 de junho também é o último dia para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de aumento do prazo de utilização do financiamento, referente ao primeiro semestre deste ano.
O Fies é o programa de financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior. Hoje, ele está dividido em duas modalidades: o Fies a juro zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes.
(Texto: Karine Alencar)