A maioria das empresas tem um posicionamento errado ou sequer algum posicionamento em seus mercados. Isto leva os seus clientes a terem mensagens difusas e diferentes do que você realmente deseja ou até mensagens que não tenham nenhuma distinção, diferenciação ou vantagem com relação aos seus muitos concorrentes e porque é que você acha que o seu posicionamento será tão importante assim para o seu sucesso?
Porque será o principal diferencial, a vantagem significativa e a razão principal pela qual o seu público-alvo vai querer comprar de você em vez de comprar com os seus concorrentes ou de não comprarem absolutamente nada.
Você terá que ser capaz de definir, diferenciar, descrever, contrastar e comparar a razão pela qual os seus clientes deveriam escolher você sobre qualquer outra alternativa. Se você não conseguir dizer explicitamente e claramente aos seus clientes em potencial o motivo pelo porquê eles deverão comprar os seus produtos ou serviços, favorecer a sua empresa ou de comprarem pessoalmente com você…Eles simplesmente não farão isto e você só acidentalmente conseguirá prosperar.
Qual é este posicionamento?
Será a mensagem integrada que você envia, comunica e transmite diretamente ao seu mercado de que o seu produto ou serviço efetivamente será capaz de solucionar os seus problemas. Será o seu jeito de ser, não serão apenas palavras. Ou seja, você precisará decidir o que pretende exatamente ser para o seu mercado.
Você precisará saber o que é, a percepção que deseja que o seu mercado tenha e a satisfação com a venda que você deseja projetar e entregar. Até que você saiba disto, não será possível criar este posicionamento no seu mercado.
Como você poderá se posicionar melhor no seu mercado? Você começa decidindo o que você é e o que não é.
Analise o seu empreendimento sobre a ótica de conhecer se está ou não operando com sucesso (ou como deveria estar operando com sucesso). Só depois desta análise preliminar é que você deverá decidir quem é o mercado que realmente vai servir e quem não vai.
Você não poderá ser tudo para todas as pessoas ou você acabará diluindo o impacto, a importância e a distinção da sua mensagem publicitária, ao ponto de chegar a ser ineficaz.
Uma vez que você souber exatamente quem é o público alvo que você está almejando conquistar como clientes. Então a sua mensagem deverá transmitir cada um dos valores que você representa, o benefício que eles obterão ao lidarem com você e a vantagem que você representará e fornecerá acima e bem além das muitas outras possíveis escolhas.
Isso significará ter uma mensagem que corresponda as expectativas do seu mercado e que garanta que o seu empreendimento poderá cumprir qualquer promessa que faça para os seus clientes. Os clientes deverão ver está vantagem, antes de aproveitarem do que você estiver oferecendo.
Qual será a vantagem que o seu empreendimento poderá representar para o seu mercado?
Uma vez que você souber qual será a vantagem que a sua empresa representará, analise como os seus concorrentes e até diferentes empresas de outros segmentos de atividades estão se posicionando.
Estude todos eles em sua categoria (e até mesmo fora do seu segmento de atividades) analisando cada um dos seus anúncios, sites, propostas de vendas, reivindicações e assim por diante.
Isto dirá se você está ou não realmente e claramente agregando mais e melhores vantagens para o seu mercado, como também mostrará aonde há vazios e lacunas que só você poderá imediatamente preencher.
Além do mais, entenda isto: Você não está apenas competindo com os seus muitos concorrentes diretos, mas também com seus muitos fornecedores alternativos.
Estude também as suas campanhas de vendas, o seu posicionamento estratégico. Procure por vazios e lacunas que os seus produtos, serviços ou empreendimento poderá preencher e também analise os processos que você poderá comprar, emprestar, modificar e modelar para as suas operações que tiveram sucesso. (Eduardo Karmouche)
* Especialista em marketing e no aumento geométrico de vendas
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