Em tempos de Páscoa, o aumento na procura por itens tradicionais que celebram a data, principalmente ovos de chocolate, é preciso ficar atento, desde à qualidade do produto, mas também em no que diz respeito aos preços. As diferenças entre um estabelecimento e outro pode ser superior a 100%.
Como exemplo, o ovo Alpino de 337 gramas sai por R$ 59.99 em um comércio ou por R$ 29,90 em outra empresa, uma diferença de 100,64%. Ou, ainda, se optar elo ovo Arcor Lucas Neto de 100 gramas, encontra-lo por R$ 49,99 em uma rede de supermercado ou por R$ 26,98 em outra.
Isso é o que demonstra pesquisa realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast no período de 23 a 27 de março findo, envolvendo 127 produtos em sete estabelecimentos comerciais. Do total verificado, a pesquisa divulga 81 itens uma vez que os restantes não foram encontrados em, pelo menos três dos locais onde ocorreu a verificação.
Ressalta-se que dos sete estabelecimentos onde houve o levantamento de preços pelo Procon Estadual, foi no Atacadão o maior número de produtos mais baratos, enquanto as Lojas Americanas a presentaram a maior quantidade com preços mais altos.
Queda das vendas
As vendas da Páscoa em 2020 devem registrar queda histórica de 31,6% em relação a 2019. Se for confirmada, representará perda de R$ 738 milhões para o setor de comércio. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo da CNC, indica ainda que o faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,5 bilhão esse ano. No ano passado, ficou em R$ 2,3 bilhões.
(Texto: João Fernandes com assessoria)