Sextou na quarenta! E pra quem acha que universidade é apenas um lugar para cursos mais formais está um pouco enganado. Há graduações – digamos – mais “fora da caixa”, que oferecem especialização em super-heróis ou reino da fantasia, por exemplo. Há, também, opção para quem possui talento para contar piadas, gosta de ficção científica, espiritualidade, dentre outros.
No Brasil, por exemplo, o programa de incentivo estudantil Educa Mais Brasil, em sua lista de graduações e pós-graduações, tem bolsas de estudo para os cursos de Bíblia e Futebol, duas paixões dos brasileiros. Então, se da próxima vez alguém lhe disser que faz um curso sobre psicologia de cavalos, por exemplo, ou estuda os vikings, não duvide. Veja, abaixo, uma seleção desses cursos pouco conhecidos.
Comédia: “Comédia: escrita e performance” é um curso voltado para pessoas que pensam em fazer roteiros de programas engraçados, atuar em shows humorísticos ou, até mesmo, fazer stand-up comedy.
Super-Heróis: “A Ciência dos Super-Heróis” é, na verdade, um jeito novo e criativo de ensinar Física. Trata-se de forma de transformar assuntos complexos mais atraentes e acessíveis. Neste curso, estudantes aprendem sobre princípios reais físicos usando os superpoderes dos seus heróis favoritos, como Homem Aranha, Super-homem e Mulher Maravilha.
Música Pop: quer fazer parte de uma banda de K-pop? É possível através do Popular Music Program. O programa oferece tanto uma graduação em performance de música popular quanto em composição, para quem quer se especializar em outra área mas não dispensa o estudo da música.
Astrobiologia: já pensou em procurar por vidas em outros planetas e, ao mesmo tempo, fazer uma faculdade? O curso de Astrobiologia oferece aos alunos aulas de Matemática, Física, Química, Biologia e Astronomia que preparam os estudantes para indústrias relacionadas ao espaço e à biotecnologia – além de procurar por vida em outros planetas.
Literatura Fantástica – Harry Potter: o curso foca na história do mundo mágico criado por Harry Potter, para ensinar técnicas literárias e herança cultural dos romances de ficção. Para fazer o curso, o estudante precisa ter lido todos os livros da série, bem como artigos e outros materiais sobre a sociedade dos bruxos.
(Texto: Agência Educa Mais Brasil)