A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), em parceria com o Inmetro, Delegacia do Consumidor (Decon) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), autuaram nove psotos de combustíveis na Capital. A ação foi realizada no período de 15 a 18 de março, e divulgada hoje, sexta-feira 20.
Dentre as irregularidades, foram encontrados produtos com validade expirada, informações incompletas ou com dificuldades para entendimento pelos consumidores, além da inexistência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta.
Na maioria dos estabelecimentos que possuem acesso por mais de uma rua, a placa com os preços estava voltada apenas para uma das vias, o que dificulta às pessoas tomarem conhecimento dos valores. Outra irregularidade encontrada foi a ausência de informações a respeito da possibilidade de aquisição por diferentes meios (dinheiro ou cartões de crédito e débito) e qual a diferença de preços entre os diferentes meios de pagamento.
Unidades autuadas
Do total de postos visitados, foram autuados dois da rede Taurus (Pororoca nas ruas 26 de Agosto e Três Barras), Automaster (avenida Calógeras), WA (Tonico de Carvalho), Alloy (Fernando Corrêa da Costa), Katia Locatelli (Ceará), Aero Rancho (Thirson de Almeida), Lotus (Cassim Contar) e Depetroleo (Jonas Corrêa da Costa).
(Texto: Karine Alencar com informações da Assessoria)