Uma pesquisa realizada pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), junto a 7 unidades da rede bancária, no período de 10 a 13 de março, detectou uma diferença de até 282,65% nos preços de serviços bancários.
São quatro serviços denominados “Padronizado” que vão de I a IV e universitário pesquisados nos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Santander, Sicredi CG e Sicredi União, ficando constatado que a maior diferença (282,65%) está no pacote denominado “Universitário”, uma vez que os custos na Caixa Econômica Federal são de R$ 15,00 enquanto no Sicredi CG são de R$ 3,92. A menor diferença foi verificada no pacote “Padronizado III”. Esse serviço é prestado pelo Sicredi União por R$ 16,00 e pelo Itaú Unibanco o mesmo serviço custa R$ 28,90.
Os pacotes são diferenciados de acordo com o tipo de serviço a que o cliente tem direito. A confecção de cadastro para início de relacionamento, por exemplo, é grátis em todas as modalidades. A diferença começa pela emissão de folhas de cheque mensalmente, que no padronizado I não tem direito enquanto o II pode adquirir duas folhas, o III 5 folhas e o IV 10 folhas por mês.
Em relação a saques tanto o padronizado I como o II tem direito a quatro por mês. Já o III pode realizar 6 e o IV, quatro mensalmente. Para extratos, também há diferença de acordo com o nível. Em se falando de transferências, tanto por meio de DOC como de TED, o nível I não tem direito, enquanto para o II é permitido uma por mês e, para o III e IV há possibilidade de duas e três respectivamente. Há que se levar em consideração que os valores que constam como tarifas podem ser alterados a qualquer momento dado ao fato de que os bancos têm períodos diferentes de vigência.
(Texto: Karine Alencar com informações da Assessoria)