Em 2026, investimentos e compras de máquinas aumentam a produtividade, reduzem retrabalho e tornam ambiente mais eficiente na unidade
A unidade do Grupo Cativa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, começou 2026 com uma série de investimentos que prometem impactar diretamente a produção e a rotina dos colaboradores. Entre as novidades estão a instalação de seis novas máquinas de costura para a marca EXCO e o lançamento de um sistema próprio de gestão industrial, que permite acompanhar a produção e acionar a manutenção em tempo real.
“São máquinas rápidas, excelentes para trabalhar. É quase zero de retrabalho, a puxada da máquina é ótima, não precisa ficar ajeitando o tecido. As máquinas novas ficaram boas tanto para a costura, quanto para a revisão, porque não tem sobra de linha, não forma bolo de linha”, elogia a costureira Silvania Clarete, que está há oito anos na empresa.

Foto: Divulgação
O sistema funciona por meio de tablets distribuídos pela fábrica e painéis que mostram indicadores como produtividade das células de costura, chamados de manutenção em aberto e disponibilidade dos mecânicos. O módulo de manutenção direciona automaticamente os chamados para o profissional mais qualificado, registra o tempo de atendimento e acompanha as causas das falhas.
“O novo sistema otimizou bastante o tempo. A gente sabe a produtividade real de cada horário, da fábrica toda. A produtividade melhorou, porque as costureiras conseguem observar a eficiência delas, e elas começam a trabalhar em cima disso. Muito mais fácil do que antes”, afirma a líder de costura Sônia Maria Fernandes, que completou 10 anos no Grupo Cativa em janeiro.


A iniciativa foi idealizada pelo gerente Israel de Azevedo, com participação de supervisores e analistas, e desenvolvida pelo analista Sidney Martins Neto. Segundo Israel, “a ideia surgiu da necessidade de controlar o que é produzido, onde é produzido e quem produz, trazendo a real produtividade. Saímos de uma eficiência média de 40% para quase 80% com esses controles. Isso proporcionou economia e desempenho”.
Para a empresa, investir em pessoas é tão estratégico quanto investir em máquinas e tecnologia. Um ambiente de trabalho saudável, transparente e colaborativo é prioridade, e medidas como o expediente reduzido às sextas-feiras, encerrando às 14h45, contribuem para a qualidade de vida dos colaboradores e organização da rotina, especialmente de quem depende de transporte coletivo.
Com essas ações, o Grupo Cativa reforça seu posicionamento como uma empresa que cresce aliando inovação, eficiência produtiva e cuidado com quem faz o negócio acontecer.

Foto: Divulgçaão
Sobre o Grupo Cativa
Fundado em 1988, o grupo tem sede em Pomerode (SC) e filiais em Rio dos Cedros (SC), Apiúna (SC) e Campo Grande (MS). Atua nos segmentos de moda feminina adulta e juvenil e moda masculina adulta, pelas marcas Cativa, Gris, Exco e Habana.
Leia Mais
Empresa realiza contratações de costureiros com e sem experiência em Campo Grande
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.