Chuvas elevam nível do Rio Aquidauana e colocam cidades de MS em alerta

foto: divulgação
foto: divulgação

As chuvas intensas que atingem municípios do interior de Mato Grosso do Sul mantêm autoridades em alerta e provocaram a elevação do nível do Rio Aquidauana. Entre segunda e terça-feira (3), o rio registrou aumento de 4 centímetros, segundo monitoramento da Defesa Civil, que segue acompanhando a situação, apesar de não haver risco imediato de enchentes.

De acordo com a Prefeitura de Aquidauana, equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam vistorias em pontos estratégicos, como a região da Cachoeira do Campo e os distritos de Camisão e Piraputanga. Conforme o órgão, a vazão do rio passou de 88,6 para 90,9, indicando aumento da força da água. Para que haja risco de transbordamento no trecho entre Aquidauana e Anastácio, o nível precisaria ultrapassar a marca de 7 metros.

Ainda conforme a Defesa Civil, o município registrou cerca de 10 milímetros de chuva de forma moderada. Há alerta meteorológico de nível amarelo para terça e quarta-feira (4), com previsão de pancadas isoladas e trovoadas. A orientação é que a população evite áreas consideradas de risco, como margens de rios e encostas, durante o período de instabilidade.

Outras cidades do Estado também registraram volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo. Em Rio Brilhante, dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apontam acumulado de 60,7 milímetros apenas nesta terça-feira. A precipitação começou ainda durante a madrugada, com umidade do ar próxima de 100% e temperatura em torno de 24 °C. O município também esteve sob alerta para ventos, com rajadas que chegaram a 34,2 km/h.

Já em Dourados, o volume de chuva se aproximou de 40 milímetros ao longo do dia. Somente em um intervalo de 20 minutos, foram registrados cerca de 15 milímetros. A cidade esteve sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mas, até o momento, não houve registro de ocorrências relacionadas a ventos fortes.

As autoridades seguem monitorando as condições climáticas e reforçam que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas durante períodos de chuva intensa.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Chuva com trovoadas cobre todo o Estado nesta quarta, mas termômetros em Iguatemi devem marcar 34 °C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *