As comissões e as votações não serão prejudicadas, alega Papy sobre ano de eleição
A Câmara Municipal de Campo Grande iniciou oficialmente os trabalhos para 2026 nesta segunda-feira (2). Em coletiva realizada na manhã de ontem, o presidente da Casa, Epaminondas Neto (PSDB), comentou o que chemou de dias difícieis “com questões financeiras muito desafiadoras e a Câmara vai estar aqui posicionada para hora subsidiar a prefeitura de Campo Grande validando as suas ações através das leis e condições”.
Além da questão financeira, Papy, como é conhecido, opina que esta legislatura promete desafios, com vereadores que poderão concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Eu penso que o vereador tem um compromisso primeiro em ser vereador, todo mundo tem isso na cabeça. Eu acho que a eleição no meio do mandato é muito natural, já todos os anos acontece. Nós não vamos parar o trabalho em nada, as comissões, as votações não serão prejudicadas”.
Papy considera que a ida de parlamentares para a Assembleia o deixa entusiasmado e que há bons candidatos. Critica aqueles que vão para o Casa estadual, mas que não defendem a cidade como acredita que deveria. “Eu penso que é importante aqui o vereador que tá sentindo a dor do Campo Grandense, que tá havendo a dificuldade da Capital, tentar ir para a Assembleia Legislativa para fazer essa defesa, eu fico entusiasmado [com a ida]”.
Desde o ano passado, o vínculo do Legislativo com o Executivo tem passado por ruídos, mas o presidente garante que a relação pessoal está sendo reconstruída. “Eu penso que ninguém que mora em Campo Grande quer ver briga de políticos. Aliás, ninguém aguenta mais isso. As pessoas querem ver solução, querem ouvir dos políticos o que vai ser feito para solucionar os problemas”.
Votação
Com a volta das sessões, a promessa é da votação que pode derrubar o veto que impede taxas menores no IPTU, além da da utilização de videomonitoramento para a lavratura em infração de trânsito e sobre a permanência de documentos públicos de contratos administrativos no Portal da Transparência. Papy comenta que a decisão sobre o imposto está dividida entre os representantes, em especial após a queda na arrecadação do município.
“A prefeitura de Campo Grande tem feito um esforço a adquirir recursos novos, proveniente a maioria deles de recurso federal, através de empréstimos e todas essas movimentações financeiras, elas precisam de legislação principal que autorize”, elogia.
Com o possível veto sobre o IPTU e a taxa de lixo, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), afirma que, como não houve a votação ainda, não tem um posicionamento claro se vão recorrer na Justiça sobre a decisão. “Nós queremos regularizar essa situação para que a gente não tenha que usar o recurso que a gente poderia estar investindo em obras para outra finalidade que é pagar taxas e outras situações”, comenta em coletiva realizada após a sessão de abertura.
“Alguns vereadores se interessaram mais que outros, mas os dados foram apresentados das finanças do município, tanto da taxa de lixo como do reajuste do IPTU e a gente vem num convencimento da necessidade de se arrecadar para se bancar os serviços públicos em Campo Grande”.
Para este ano, o Executivo planeja a revisão sobre o projeto de estacionamento rotativo, que segundo ela desinteressou o mercado, para que o município pode ter esse serviço. O ISS poderá sofrer alteração e o repasse do ICMS. E a prefeita ainda comentou que o IPTU na área central poderá diminuir, seguindo o modelo de outras cidades e atraindo novos moradores.
Assembleia Legislativa
Além do parlamento municipal, o estadual também voltará com as sessões, com dois Projetos de Leis para apreciação. O primeiro é sobre a conversão de multas de trânsito em doação voluntária de sangue ou medula óssea; já a outra é a instituição do Protocolo Ampara para a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
A sessão inaugural acontecerá hoje e, assim como na Câmara, contará com a presença do líder do Executivo, o governador Eduardo Riedel (PP), que levará a mensagem para o Legislativo e também contará com a presença de outras autoridades.
Por Lucas Artur e Brunna Paula
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais