O Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu oficialmente o estado de emergência nos municípios de Paranhos e Sete Quedas após os estragos causados por eventos climáticos. A medida foi publicada nesta segunda-feira (2) no DOE (Diário Oficial do Estado).
Em Sete Quedas, fortes chuvas registradas no dia 12 de dezembro de 2025 causaram diversos danos. De acordo com a Estação Automática do Inmet (A751), o volume de chuva chegou a 181,6 milímetros em menos de 24 horas. A chuva intensa provocou enxurradas e agravou problemas de drenagem, especialmente nas estradas Copacabana, Ptluí 2 e Santa Rosa.
Na mesma data, uma tempestade também atingiu o município de Paranhos. Segundo o Governo do Estado, as chuvas causaram erosões, destruíram bueiros, dutos, pontes e cabeceiras, principalmente em estradas rurais.
Os danos comprometeram o tráfego de veículos e o acesso a comunidades rurais, afetando especialmente áreas habitadas por povos indígenas da região. Um parecer da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), emitido em janeiro de 2026, confirmou a gravidade da situação nos dois municípios.
Com isso, o estado de emergência foi reconhecido pelo prazo de 120 dias, permitindo que as prefeituras adotem medidas emergenciais e solicitem apoio para recuperação das áreas atingidas.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram