Com novas habilitações, país asiático eleva para 52 o número de plantas autorizadas e reforça alternativa às restrições previstas no mercado chinês
A Indonésia habilitou, nesta semana, mais 14 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao país. A informação foi confirmada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.
Em setembro de 2025, o governo indonésio já havia autorizado 17 plantas brasileiras. Com a nova rodada de liberações, o total de unidades aptas a vender carne bovina ao mercado indonésio chegou a 52. “Em seis meses, passamos de 21 para 52 plantas habilitadas”, afirmou Rua à reportagem.
A decisão era aguardada pelo setor frigorífico e foi bem recebida em meio às preocupações dos empresários com a cota que a China adotará em 2026, limitando as importações a 1,1 milhão de toneladas — medida que afeta diretamente o maior parceiro comercial do Brasil. As plantas agora autorizadas passaram por auditoria de uma missão técnica da Indonésia realizada em dezembro de 2025.
Foram habilitadas unidades da Frigol, em São Félix do Xingu (PA); Frigorífico Pantanal, em Várzea Grande (MT); Cooperfrigu, em Gurupi (TO); Primafoods, em Araguari (MG); Mercúrio, em Castanhal (PA); Zancheta, em Bauru (SP); Fisacre, em Rio Branco (AC); Minerva, em Barretos (SP); Fribal, em Imperatriz (MA); Distriboi, em Ji-Paraná (RO); além de três plantas da JBS, localizadas em Andradina (SP), Anastácio (MS) e Campo Grande (MS).
Com as novas autorizações, os frigoríficos habilitados para a Indonésia passam a estar distribuídos pelas cinco regiões do país. Até então, nenhuma planta do Nordeste havia sido liberada, lacuna preenchida agora com a habilitação da unidade da Fribal, no Maranhão. Em outubro do ano passado, mais de 30 empresários brasileiros do setor participaram de uma missão comercial em Jacarta, capital indonésia, com o objetivo de ampliar as relações comerciais.
Cota de exportação
O Brasil dispõe atualmente de uma cota de 188 mil toneladas para exportação de carne bovina à Indonésia — volume significativamente superior ao limite de 20 mil toneladas vigente até 2023. As vendas seguem as exigências de certificação halal, conforme a lei islâmica, requisito essencial para o consumo no país de maioria muçulmana.
A ampliação da cota e a habilitação de novas plantas já começam a se refletir nos números do comércio bilateral. Em 2023, o Brasil exportou apenas 2,7 mil toneladas de carne bovina para a Indonésia, com faturamento de US$ 13,9 milhões. Em 2025, o volume embarcado saltou para 42,9 mil toneladas, gerando US$ 153,9 milhões em receitas, segundo dados do Agrostat, do Ministério da Agricultura.
O mercado indonésio para a carne bovina brasileira foi aberto em 2019 e passou por nova ampliação no ano passado, quando foram autorizadas exportações de cortes com osso, miúdos, produtos cárneos e carnes preparadas.
Por Ian Netto
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram