Antes do início letivo, Sisep intensifica roçada e manutenção; comunidade cobra melhorias
A poucos dias da volta às aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino), a Prefeitura de Campo Grande intensificou os trabalhos de limpeza, roçada e manutenção no entorno das escolas. Segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), uma força-tarefa foi mobilizada para garantir que as unidades estejam preparadas para receber alunos, professores e servidores no início do ano letivo.
De acordo com a Sisep, das 209 escolas municipais, 140 já passaram por serviços de roçada, limpeza e remoção de resíduos sólidos, com uma média de dez unidades atendidas por dia. Ainda conforme a secretaria, as equipes seguem um cronograma diário para alcançar todas as escolas antes do retorno das aulas.
Nossa equipe de reportagem esteve em algumas das unidades incluídas no cronograma da Sisep e ouviu moradores do entorno e membros da comunidade escolar. Na Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins, a movimentação de equipes e o aspecto do entorno chamaram a atenção de quem aguarda ansiosamente o retorno às atividades.

Alunos como Eloísa estão preparados e ansiosos para rever os amigos da turma – Foto: Nilson Figueiredo
A estudante Eloísa Souza Ribeiro, de 9 anos, contou estar empolgada com o início das aulas.“Eu estou muito ansiosa para a volta às aulas, porque eu já tenho material novo e eu estou muito animada”, disse. Eloísa detalhou o que já está pronto para o primeiro
dia: “Caderno com adesivo, garrafinha rosa, mochila rosa”. Aluna do terceiro ano do ensino fundamental, ela disse estar animada para reencontrar as amigas.
Já na Escola Municipal José Dorileo de Pina, o sentimento entre ex-alunos e estudantes é misto. A universitária Débora Evelyn, de 23 anos, que estudou na unidade em 2018, revela que a estrutura física da escola, principalmente por fora, “mudou muito, não tinha essa pintura”. Segundo ela, alguns pontos ainda precisam ser melhorados. “Precisa de reforma no banheiro, ou não tem porta, ou estão caindo”.
A estudante Nicole Cristina, de 13 anos, que frequentou a escola no ano passado, conVida Fitnessfirmou parte das dificuldades e fez críticas à estrutura. “A questão de limpeza, sim, é arrumadinha. Mas o banheiro não”. Sobre a merenda, ela avaliou de forma positiva: “O lanche melhorou, tá gostoso”.
Apesar das críticas, Débora também lembrou de boas experiências na unidade. “Meus professores eram bons. Eu lembro muito do meu professor de História, um excelente professor. Eu aprendi muito ali”, recordou.
Em nota enviada ao jornal O Estado, a Sisep informou que segue atuando diariamente para atender todas as escolas municipais antes do início das aulas. “Das 209 escolas municipais, a Sisep já fez a roçada, limpeza e remoção de resíduos sólidos em 140 delas. Em média, são atendidas dez unidades escolares por dia”, destacou a secretaria. A pasta também informou que as equipes seguem programação diária, com novas unidades incluídas a cada dia.
Matrículas seguem em andamento
A Semed segue com o processo de matrículas para novos alunos e para aqueles que não realizaram a rematrícula no prazo. As solicitações devem ser feitas pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br. Até o momento, mais de oito mil matrículas já foram realizadas pela Semed.
Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a Central Municipal de Matrículas pelo telefone 0800 615 1515. O processo é gratuito.
A reportagem solicitou à Semed (Secretaria Municipal de Educação) informações sobre a atuação conjunta com a Sisep, número de servidores envolvidos, investimentos em reparos e melhorias, além das expectativas para o início do ano letivo na Reme. Até o fechamento desta edição, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Por Suelen Morales
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Prefeitura convoca 16 candidatos aprovados em processos seletivos simplificados