Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (2), no horário de Brasília, para manifestar interesse em participar da lista de espera. O prazo começou na quinta-feira (29), data em que o MEC (Ministério da Educação) divulgou o resultado individual da chamada regular e a classificação final dos inscritos.
A solicitação de participação na lista de espera deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Sisu. O sistema tem como objetivo democratizar o acesso às IES (instituições públicas de educação superior) de todo o país que aderiram ao processo seletivo.
Na plataforma, os candidatos podem consultar informações sobre cursos, instituições e municípios onde as vagas são ofertadas. O sistema também apresenta a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso, além da nota de corte, o que auxilia na decisão sobre a adesão à lista de espera.
Cada candidato pode participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. É responsabilidade do interessado acompanhar os canais oficiais da universidade ou instituto federal escolhido, bem como observar as regras e os prazos definidos em edital.
De acordo com o MEC, a convocação da lista de espera seguirá a ordem de classificação da chamada regular. As chamadas serão realizadas diretamente pelas instituições públicas de ensino superior a partir do dia 11 de fevereiro.
Nesta edição do Sisu, a maioria das instituições participantes pertence à rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais. Outra novidade do Sisu 2026 é a possibilidade de inscrição para candidatos que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ampliando o acesso às vagas oferecidas pelo sistema.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Senac oferece 30% de desconto em cursos livres e técnicos em campanha de volta às aulas