Após deixar o União Brasil, Caiado anuncia filiação ao PSD e reforça articulação para 2026

Ronaldo Caiado - Foto: reprodução
Ronaldo Caiado - Foto: reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nessa terça-feira (27) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), após deixar o União Brasil. O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, no qual Caiado aparece ao lado dos governadores do Paraná, Ratinho Jr., e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Os três são apontados como pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026.

No vídeo, Caiado afirmou que o movimento representa uma construção conjunta dentro do campo de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, ficou acordado que aquele que for escolhido como candidato contará com o apoio dos demais. “Aqui não tem o interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará essa bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera”, declarou. O governador ainda citou valores como “caráter, determinação, honra, coragem moral e independência intelectual” como pilares do projeto defendido pelo grupo.

O anúncio da saída de Caiado do União Brasil ocorreu no mesmo dia. Em entrevista à rádio Novabrasil, o governador disse que já havia comunicado sua decisão ao vice-presidente da legenda, ACM Neto, e que buscava uma nova sigla para viabilizar sua candidatura presidencial. Segundo ele, não encontrou respaldo interno para disputar o Planalto.

Atualmente presidido por Antonio Rueda, o União Brasil está em fase final de negociações para formar uma federação com o PP, comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), o que, segundo aliados, teria reduzido o espaço para um projeto presidencial próprio dentro da sigla.

Em carta enviada a Rueda, Caiado agradeceu o período em que esteve filiado ao partido, mas afirmou que reúne condições políticas e administrativas para apresentar um “projeto de verdadeira mudança” para o país. No texto, o governador destacou sua trajetória no PFL, no Democratas e no União Brasil, ressaltando princípios como honestidade, respeito ao dinheiro público, defesa da livre iniciativa e combate ao crime.

“Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país”, escreveu Caiado. Ele também agradeceu a vereadores, prefeitos, parlamentares e militantes da legenda e afirmou que, mesmo fora do partido, seguirá pedindo apoio para o que chamou de uma nova caminhada “para endireitar o Brasil”.

A filiação ao PSD reforça o reposicionamento político de Caiado no cenário nacional e amplia as articulações dentro do campo oposicionista de olho na disputa presidencial de 2026.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Encontro fora da agenda entre Lula e banqueiro Daniel Vorcaro ocorreu no fim de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *