A PF (Polícia Federal), em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Spectrum, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estruturada voltada à prática de descaminho e contrabando de produtos eletrônicos. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Dourados, em Mato Grosso do Sul, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Trindade, em Goiás.
As investigações tiveram início após a apreensão de aproximadamente 7 mil aparelhos eletrônicos, avaliados em cerca de R$ 7 milhões pela Receita Federal. As mercadorias foram localizadas em um compartimento clandestino de um caminhão frigorífico que transportava carne, durante uma ação realizada pela Polícia Civil. Os produtos estavam ocultos de forma estratégica para dificultar a fiscalização.
A partir desse flagrante, a Polícia Federal identificou a atuação de um grupo criminoso especializado na importação fraudulenta de mercadorias estrangeiras sem a devida documentação fiscal. Segundo a apuração, os eletrônicos eram dissimulados em meio a cargas lícitas e, posteriormente, distribuídos para grandes centros consumidores do país.
De acordo com a PF, a organização atuava de forma estruturada, com divisão de funções entre os integrantes, desde a logística de transporte até a comercialização dos produtos de origem estrangeira.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer completamente o esquema criminoso, identificar todos os envolvidos e apurar a prática de outros crimes relacionados, além do descaminho e do contrabando.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Homem é preso e adolescente apreendido por ataque a tiros contra residência em Dourados