Após identificar erro durante o processo de migração de sistema para adequação dos exames práticos de direção às novas normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para a obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informou que os reparos necessários já foram feitos e exames agendados para esta semana estão mantidos.
Alunos e instrutores foram pegos de surpresa na manhã de ontem (26), quando aguardavam a realização da prova na sede do Detran, com um comunicado que suspendia os exames já agendados. Agora, a partir da resolução do problema, o Departamento afirma que os agendamentos e realização do exame devem seguir normalmente, mas não esclareceu como e quando os exames suspensos hoje poderão ser reagendados
O erro aconteceu quando o Detran tentou atualizar o Valid — plataforma responsável pela digitalização de todos os processos de habilitação — para as novas regras, que foram publicadas pelo Departamento na terça-feira (20).
Entre as principais mudanças estão a alteração dos valores a serem pagos para a realização dos exames de Aptidão Física e Mental, que agora será de R$ 75 e Avaliação Psicológica, que passa a ser R$ 105. Além disso, a portaria ainda prevê a extinção da baliza e aumento do limite de pontos que podem ser perdidos durante o exame prático, que agora seguirá com a classificação prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos). Para ser aprovado, o futuro condutor não pode ultrapassar 10 pontos ao final do exame.
Já na avaliação para pilotar moto, o condutor precisa realizar manobras sem invadir as linhas estabelecidas e sem colidir ou encostar nos cones. Também é necessário que o candidato conclua a prova sem encostar o pé no chão e sem desequilibrar o veículo.
As demais modificações podem ser consultadas no site do Contran.
Por Ana Clara Julião
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram