A oposição ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu nesta sexta-feira (23) protocolar uma queixa-crime no STJ (Superior Tribunal de Justiça) solicitando o afastamento do chefe do Executivo local. A iniciativa será apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, com apoio do PCdoB, do PV, do PDT e da Rede.
A articulação ocorre paralelamente a um pedido de impeachment já protocolado na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) pelas bancadas do PSB e do Cidadania. Ao SBT News, o presidente do diretório regional do PT no DF, Guilherme Sigmaringa, informou que as legendas também irão ingressar com novo pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha na CLDF. Segundo ele, os documentos referentes à queixa-crime e ao afastamento estão em fase de elaboração pela assessoria jurídica dos partidos.
As medidas foram adotadas após o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, relatar em depoimento à Polícia Federal que teria se reunido com o governador. De acordo com Vorcaro, teriam ocorrido conversas com Ibaneis Rocha sobre uma possível proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB (Banco de Brasília).
O governador, no entanto, negou as declarações e afirmou que nunca tratou com Daniel Vorcaro sobre qualquer assunto relacionado a eventual operação envolvendo o BRB e o Banco Master.
Daniel Vorcaro foi preso em novembro, durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, sob a acusação de liderar um esquema de criação de carteiras falsas de crédito para inflar artificialmente o patrimônio do Banco Master. Conforme as investigações, a prática teria causado prejuízos bilionários e teria como objetivo viabilizar a venda da instituição ao BRB. O empresário foi solto menos de duas semanas após a prisão, mas segue monitorado por tornozeleira eletrônica.
Com o avanço das apurações, o Banco Central do Brasil determinou a liquidação do Banco Master. Na última quarta-feira (21), também foi decretada a liquidação do Will Bank, braço digital da instituição financeira.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
STF determina retirada de manifestantes do entorno da Papuda