Nas primeiras horas desta manhã de quinta-feira (22), dezenas de pessoas já estavam esperando para serem atendidos no polo da Funsat (Fundação Social do Trabalho), localizado no bairro Moreninhas, em Campo Grande. Candidatos de diversos bairros esperam e dormiram no local na esperança de uma nova oportunidade de emprego.
Trabalhadores acamparam na Rua Anacá, no polo da Funsat na região da Moreninha desde a noite de quarta-feira (21) e novas pessoas continuara chegando na manhã desta quinta-feira (22). Todas na esperança de garantirem uma oportunidade de emprego através do Primt itinerante que dura até ao meio-dia.
O Primt começou na segunda-feira (19), com o início das inscrições sempre às 7h e apenas 60 senhas distribuídas por dia em cada local. Diante disso, os candidatos estão se antecipado a chegada por medo de não conseguir atendimento.
Ao jornal O Estado, Greice Portilho, de 38 anos, e desempregada há dois anos, enfrentou a fila desde as 2h da madrugada em busca de uma oportunidade de emprego. “Estou aqui desde às 2h da manhã, mas quando cheguei, já tinham mais de 80 pessoas na minha frente. Teve pessoas que estavam aqui desde a noite do dia anterior”.

Foto: Allan Gabriel
Já Isabel Ribeiro, de 49 anos, colocou o celular para despertar as 4 da manhã para entrar na fila de atendimento. “Coloquei o celular para despertar 4 da madrugada e só não vim antes porque fiquei com medo de ficar aqui de noite. Elas ainda acrescenta que está desempregada desde a metade do ano passado e espera conseguir uma oportunidade de emprego através do Primt itinerante.

Foto: Allan Gabriel
Também buscando por uma oportunidade, Adriana Lopes, de 49 ano, agradece o fato da campanha ser realizada nas Moreninhas, bairro onde mora. “Eu fico feliz de acontecer aqui nas Moreninhas. Para quem mora longe do centro, facilitou bastante”, contou ela à reportagem.
Dados do Primt nos polos já atendidos
CRAS Canguru
- Atendidos: 253 pessoas
- Inscritos: 147
CRAS Aero Rancho
- Atendidos: 250 pessoas
- Número de inscritos ainda não divulgado
Funsat – Polo Moreninhas
- Cerca de 90 pessoas na fila até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira
Documentos exigidos
- RG
- CPF
- Carteira de Trabalho (física ou digital)
- Comprovante de residência
- Certidão de nascimento ou casamento
- RG e CPF dos filhos ou dependentes
- Comprovante ou declaração de escolaridade
- Certificado militar (quando aplicável)
- Cadastro Único (CadÚnico) atualizado
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Serviço Social da Funsat, no 2º andar da Fundação, ou pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5833.
A sede da Funsat fica na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória. O Polo Moreninhas está localizado na Rua Anacá, nº 699.
Cronograma do Primt Itinerante
Primeira semana
- Quinta-feira (22): Funsat – Polo Moreninhas
- Sexta-feira (23): CRAS Moema – Recanto dos Rouxinóis
Segunda semana