Gaeco cumpre seis mandados de prisão em operações contra fraudes em licitações em Terenos

Foto: MSHoje
Foto: MSHoje

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou, nesta quarta-feira (21), operações para apurar fraudes em licitações e contratos públicos firmados com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Terenos. Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Terenos, Campo Grande e Rio Negro.

Em Campo Grande, os mandados são cumpridos em dois endereços no bairro Carandá Bosque. Até o momento, não foi divulgado oficialmente se, nesses locais, os mandados são apenas de busca e apreensão ou também de prisão.

As ações fazem parte da operação “Collusion”, que investiga a atuação de uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública, especialmente fraudes em licitações e contratos públicos. Segundo o Gaeco, as irregularidades envolvem a contratação de materiais e serviços gráficos pelo município de Terenos e pela Câmara Municipal, com indícios de crimes praticados desde 2021.

Paralelamente, também foi deflagrada a operação “Simulatum”, que apura a existência de organização criminosa responsável por fraudes em contratos de publicidade e de locação de equipamentos de som firmados com a Câmara Municipal de Terenos, igualmente a partir de 2021.

De acordo com o Ministério Público, o nome da operação “Collusion”, que em inglês significa “conluio”, faz referência a acordos ilícitos realizados entre os investigados com o objetivo de fraudar contratos públicos. Já a denominação “Simulatum”, do latim, que significa “simulado”, remete à suposta prática de simulação de concorrência entre empresas para viabilizar os crimes investigados.

As diligências contam com apoio operacional do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Até o momento, o Gaeco não divulgou a identidade dos presos nem detalhes sobre os valores envolvidos nos contratos sob investigação.

Até o fechamento desta reportagem a prefeitura e a Câmara Municipal ainda não haviam se posicionado. O espaço segue aberto para posicionamento oficial e atualização de informações.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Gaeco faz operação em sobrado de área nobre e cumpre mandados contra grupo de comunicação em Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *