Processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, aprovado em agosto de 2025
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu um processo seletivo para ingresso de pessoas com 60 anos ou mais em cursos de graduação. São ofertadas 156 vagas em 107 cursos presenciais distribuídos pelos câmpus da instituição.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no portal Quero Ser UFMS. Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio.
A seleção será feita com base na documentação apresentada pelos candidatos. É possível concorrer utilizando resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) realizados entre 2018 e 2025, além de notas do Vestibular UFMS no mesmo período. Também é aceita a inscrição por meio do histórico escolar do 3º ano do ensino médio, acompanhado de uma carta de intenção.
Candidatos que estejam ou que já tenham participado da Unapi (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) da UFMS terão prioridade na classificação. Entre as vagas disponíveis, há 50 destinadas ao curso de Educação Social – Tecnologia, em Campo Grande.
O resultado preliminar da seleção está previsto para 19 de fevereiro. O resultado final deve ser divulgado em 24 de fevereiro, data em que também será publicada a convocação para matrícula.
O processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, aprovado em agosto de 2025, que reúne ações voltadas à participação de pessoas idosas na Universidade.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram