Parceiro do prefeito de Dourados, Marçal Filho, o senador Nelsinho Trad que – faz parte da bancada federal que destinou emandas para essas obras- acompanhou, na manhã desta sexta-feira, a agenda do Governo do Estado e da Sanesul no lançamento de um importante pacote de investimentos em saneamento básico em Dourados, às aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, além de atender o Distrito de Vila Vargas.
São mais de R$ 50 milhões, de recursos federais, para água tratada a cerca de 25 mil indígenas, por meio da implantação de 422 novas ligações domiciliares. As obras beneficiarão uma área de aproximadamente 3.500 hectares, localizada entre os municípios de Dourados e Itaporã.
Para o senador Nelsinho Trad, a ação representa um marco histórico. “Esse investimento leva dignidade, saúde e inclusão social às comunidades indígenas da região. Estamos falando de água potável chegando ao distrito de Vila Vargas e às aldeias Jaguapiru e Bororó, garantindo um direito básico a cerca de 25 mil indígenas”, disse.
Além do projeto nas aldeias, o pacote anunciado inclui a construção de coletores de esgoto nos bairros Indaiá, Olinda, Jardim Clímax e Nações, bem como a assinatura de ordens de início de serviço para obras nos bairros Altos do Indaiá, Santa Fé, Mônaco e Sitiocas, com recursos federais — fruto do trabalho de articulação do senador Nelsinho Trad — e haverá contrapartida de recursos do Governo do Estado.
Para o prefeito Marçal Filho (PSDB), a assinatura dessa ordem de serviço representa um grande avanço.
“É inadmissível que nós tenhamos pessoas que não tem acesso a água para beber. E é o que acontece na Reserva Indígena hoje. E com esse convênio isso vai ser resolvido em definitivo”, comemora o prefeito de Dourados.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram