O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) liberou, na quinta-feira (15), a realização de jogos com público no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, durante a Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026. A autorização foi oficializada por meio de ofício encaminhado ao presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallás, após a regularização da documentação exigida para o local.
No documento, o MPMS informa que não há impedimentos para a realização das partidas no estádio até o dia 29 de abril de 2026, data de vencimento dos laudos de segurança e de prevenção e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. A liberação estabelece limite de até 2.500 espectadores, desde que sejam respeitadas as normas previstas na Lei Geral do Esporte.
A liberação acontece após um impasse ainda no início da semana. Terça-feira (13), o Arthur Marinho recebeu uma fiscalização do MP e a instauração de um procedimento administrativo para acompanhar as condições do local. Durante a análise da documentação apresentada pela FFMS, o Ministério Público identificou que o Laudo de Engenharia, Acessibilidade e Conforto estava incompleto, o que levou à recomendação para que os jogos fossem realizados sem público.
Após a notificação, o Corumbaense se manifestou imediatamente e providenciou a correção do documento. Em nota, o clube esclareceu que o problema ocorreu por um ”erro material” no preenchimento do laudo, já que os itens referentes a conforto e acessibilidade não haviam sido devidamente assinalados.
Com a documentação corrigida, o Ministério Público informou que seguirá acompanhando o cumprimento das normas, mas autorizou a realização das partidas com público, ressaltando que os organizadores são responsáveis por garantir segurança, acessibilidade, conforto e condições adequadas aos torcedores.
Jacques da Luz ainda pendente
Os clubes definiram nove estádios como mando de campo. Oito deles estão com a documentação aprovada, incluindo laudos de engenharia, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
O único estádio que ainda não possui liberação total é o Jacques da Luz, em Campo Grande, onde Pantanal e Operário mandam seus jogos. A FFMS informou que cerca de 80% das reformas do local já foram concluídas. A previsão é que o estádio esteja completamente liberado nesta sexta-feira (16).
A primeira partida do Campeonato acontece domingo (18), em jogo adiantado da sétima rodada, com o duelo campo-grandense. O Corumbaense entra em campo no sábado seguinte (24), quando enfrenta o Operário, em Corumbá, na abertura oficial do Estadual.
Por Mellissa Ramos