UFMS , UEMS, UFGD e IFMS concentram a oferta no Estado
Mato Grosso do Sul contará com 6,4 mil vagas no processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026. As oportunidades estarão distribuídas entre universidades federais, a universidade estadual e o instituto federal com atuação no Estado.
Do total de vagas, 4.190 serão ofertadas por universidades federais. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) responde pelo maior volume, com 3.233 vagas. Os cursos com maior número de oportunidades são inteligência artificial, com 500 vagas, e tecnologia da informação e ciências de dados, com 300 vagas cada, todos na modalidade de educação a distância.
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ofertará 957 vagas. Entre os cursos com maior número de oportunidades estão medicina e psicologia, com 40 vagas cada.
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) disponibilizará 1.284 vagas em 2026. Os cursos com mais ofertas são pedagogia, enfermagem, agronomia e direito, distribuídos entre diferentes unidades da instituição no Estado.
Já o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) ofertará 960 vagas por meio do Sisu. O curso com maior número de oportunidades é sistemas para internet, com 120 vagas, sendo 80 em Campo Grande e 40 em Aquidauana.
Além disso, os candidatos de Mato Grosso do Sul poderão concorrer a 1.173 vagas presenciais em cursos de licenciatura que dão acesso ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas. O programa prevê incentivo financeiro de R$ 1.050, com parte do valor liberada mensalmente e outra destinada à poupança, com saque condicionado ao ingresso do estudante como professor na rede pública de ensino. Para participar, é necessário ter média igual ou superior a 650 pontos no Enem, ser aprovado no curso e realizar a matrícula.
As inscrições para o Sisu 2026 estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo terá etapa única, válida para todas as vagas ofertadas ao longo do ano. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026.
/