Calendário segue até maio e imposto atinge cerca de 870 mil veículos no Estado
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao calendário de vencimentos do IPVA 2026, definido pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). O imposto pode ser pago em até cinco parcelas mensais, alternativa destinada a quem não quitou o valor em cota única dentro do prazo de desconto.
A primeira parcela vence no dia 30 de janeiro. As demais seguem distribuídas ao longo do primeiro semestre do ano: a segunda em 27 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a quinta em 29 de maio.
Para o exercício de 2026, o processo de disponibilização e pagamento do IPVA foi antecipado. Os boletos passaram a ser disponibilizados ainda em novembro do ano passado, exclusivamente de forma online, com o objetivo de facilitar o planejamento dos contribuintes.
Neste ano, aproximadamente 870 mil veículos integram a base de cobrança do imposto em Mato Grosso do Sul. O valor mínimo do IPVA é de R$ 30 para motocicletas e de R$ 55 para os demais veículos.
O Estado mantém uma política ampla de isenções e benefícios. Estão isentos do pagamento, entre outros, veículos oficiais, de entidades sociais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves de uso agrícola; embarcações de pescadores profissionais; além de táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros e diplomáticos. Automóveis com mais de 15 anos de fabricação também não pagam o imposto.
Pessoas com Deficiência (PCD) têm direito à redução de 60% no valor do IPVA. Frotistas com 30 ou mais veículos contam com alíquotas diferenciadas, enquanto veículos movidos a gás natural veicular (GNV) são totalmente isentos. Também não há cobrança nos casos de furto, roubo ou perda total.
O setor produtivo segue contemplado com condições específicas, com redução de até 50% na base de cálculo para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, como caminhões, ônibus e motorhomes.
Mais informações sobre o IPVA 2026 e acesso aos serviços estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram