Futebol sul-mato-grossense não passa da 1ª fase desde 2020
Após vitória importante por 2 a 1 sobre o Real (RS), o Ivinhema entra em campo neste sábado (10), às 12h, em Embu das Artes, para enfrentar o líder Ituano, já classificado para a segunda fase com seis pontos. Para garantir uma classificação inédita, o Azulão do Vale precisa vencer o time paulista ou, ao menos, torcer por um empate entre Real e Referência, com quem o Ivinhema empatou em 1 a 1 na primeira rodada.
Em caso de vitória sobre o Ituano, o time sul-mato-grossense avança em primeiro lugar e enfrentará o segundo colocado do grupo 25 na fase seguinte. Se terminar em segundo, o adversário será o Fluminense.
Além de histórica para o município do interior, a classificação encerrará jejum do Estado que vem desde 2020. Naquele ano, o ABC conseguiu passar da fase de grupos. Na sequência, foi eliminado pelo Grêmio.
No ano seguinte, em 2021, não houve Copinha por causa da pandemia. Em 2022, Aquidauanense e ABC foram eliminados. Mesmo destino tiveram os representantes de Mato Grosso do Sul em 2023, com ABC e Comercial, em 2024, com Ivinhema e ABC, e no ano passado, com Dourados e Operário AC.
No ano seguinte, em 2021, não houve Copinha por causa da pandemia. Em 2022, Aquidauanense e ABC foram eliminados. Mesmo destino tiveram os representantes de Mato Grosso do Sul em 2023, com ABC e Comercial, em 2024, com Ivinhema e ABC, e no ano passado, com Dourados e Operário AC.
Já o Naviraiense entraria em campo na noite de sexta-feira (9) apenas para cumprir tabela diante do Guarani (SP). A equipe sul-mato-grossense foi eliminada de forma antecipada e encerrou sua participação na lanterna do grupo 7, após derrotas para o Assisense, por 2 a 0, e para o Athletic (MG), por 3 a 0. O Athletic garantiu classificação antecipada, enquanto a segunda vaga do grupo foi disputada por Guarani e Assisense, ambos com três pontos.
Mata-mata começa segunda
A segunda fase da Copa começa na próxima segunda-feira (12). Até o momento, já estão classificados: Chapecoense e Atlético (BA), pelo grupo 1; Grêmio e Votuporanguense, grupo 2; Goiás e América (RN), grupo 3; Sport e Mirassol, grupo 4; Grêmio Prudente e Ceará, grupo 6; Botafogo (SP) e Tuna Luso, grupo 11; Ponte Preta e Meia-Noite, grupo 14; Fortaleza e União Mogi, grupo 23; Flamengo (SP) e Vitória, grupo 28; além de Retrô e Juventus (SP), pelo grupo 31. Ambos encerraram a terceira rodada da fase inicial na sexta-feira (9).
Outros grupos já tinham ao menos um classificado antes da rodada final, até o fechamento desta edição, como XV de Jaú (grupo 8), Bahia (grupo 9), América-MG (grupo 10) e Guanabara City (grupo 12).
Neste sábado (10), mais 14 grupos definem seus classificados. A Ferroviária aguarda o segundo colocado entre Cuiabá e Quixadá. Santos espera definição entre São-Carlense, União Cacoalense e Real Brasília. Bragantino aguarda São Luís, Cosmopolitano ou Figueirense.
Do grupo do São Paulo, o segundo classificado está entre Maruinense, Real Soccer ou Independente (AP). A Portuguesa aguarda Operário (PR) ou Vila Nova, enquanto o Botafogo define o adversário entre Taubaté e Águia de Marabá. Já o Atlético-MG aguarda Audax ou QFC.
Alguns grupos ainda seguem completamente indefinidos. No 18, Criciúma, XV de Piracicaba, Canaã (DF) e Comercial de Tietê somam três pontos cada. O grupo 21 tem Juventude e São José com quatro pontos, e o Nacional (AM) com três. Situação semelhante ocorre no 24, com Novorizontino e Itaquá com quatro pontos, e Náutico com três. No grupo 30, Ibrachina lidera com quatro, enquanto Santo André e Bangu têm dois. Já no 32, Internacional e Nacional (SP) somam quatro pontos, e a Portuguesa Santista tem dois. Todos entram em campo neste sábado.
No domingo (11), Brasiliense, Sfera e Água Santa disputam a segunda vaga do grupo 25, que já tem o Fluminense garantido na liderança. O Palmeiras também está classificado no grupo 27 e aguarda a definição do segundo colocado entre Monte Roraima e Remo, ambos com três pontos.
A segunda fase da Copinha contará com 64 equipes, na segunda (12) e terça-feira (13). A terceira fase será disputada nos dias 14 e 15 de janeiro, com 32 times. As oitavas de final acontecem nos dias 16 e 17. Quartas de final e semifinais, nos dias 18, 19, 21 e 22, respectivamente. A final está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.
Por Mellissa Ramos
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais