Ivinhema busca vaga para encerrar jejum de MS na Copa São Paulo

Azulão do Vale vem de empate na estreia e vitória diante de time do Rio Grande do Sul - Foto: Joga Bonito Fotos
Azulão do Vale vem de empate na estreia e vitória diante de time do Rio Grande do Sul - Foto: Joga Bonito Fotos

Futebol sul-mato-grossense não passa da 1ª fase desde 2020

 

Após vitória importante por 2 a 1 sobre o Real (RS), o Ivinhema entra em campo neste sábado (10), às 12h, em Embu das Artes, para enfrentar o líder Ituano, já classificado para a segunda fase com seis pontos. Para garantir uma classificação inédita, o Azulão do Vale precisa vencer o time paulista ou, ao menos, torcer por um empate entre Real e Referência, com quem o Ivinhema empatou em 1 a 1 na primeira rodada.

Em caso de vitória sobre o Ituano, o time sul-mato-grossense avança em primeiro lugar e enfrentará o segundo colocado do grupo 25 na fase seguinte. Se terminar em segundo, o adversário será o Fluminense.

Além de histórica para o município do interior, a classificação encerrará jejum do Estado que vem desde 2020. Naquele ano, o ABC conseguiu passar da fase de grupos. Na sequência, foi eliminado pelo Grêmio.
No ano seguinte, em 2021, não houve Copinha por causa da pandemia. Em 2022, Aquidauanense e ABC foram eliminados. Mesmo destino tiveram os representantes de Mato Grosso do Sul em 2023, com ABC e Comercial, em 2024, com Ivinhema e ABC, e no ano passado, com Dourados e Operário AC.

No ano seguinte, em 2021, não houve Copinha por causa da pandemia. Em 2022, Aquidauanense e ABC foram eliminados. Mesmo destino tiveram os representantes de Mato Grosso do Sul em 2023, com ABC e Comercial, em 2024, com Ivinhema e ABC, e no ano passado, com Dourados e Operário AC.

Já o Naviraiense entraria em campo na noite de sexta-feira (9) apenas para cumprir tabela diante do Guarani (SP). A equipe sul-mato-grossense foi eliminada de forma antecipada e encerrou sua participação na lanterna do grupo 7, após derrotas para o Assisense, por 2 a 0, e para o Athletic (MG), por 3 a 0. O Athletic garantiu classificação antecipada, enquanto a segunda vaga do grupo foi disputada por Guarani e Assisense, ambos com três pontos.

Mata-mata começa segunda

A segunda fase da Copa começa na próxima segunda-feira (12). Até o momento, já estão classificados: Chapecoense e Atlético (BA), pelo grupo 1; Grêmio e Votuporanguense, grupo 2; Goiás e América (RN), grupo 3; Sport e Mirassol, grupo 4; Grêmio Prudente e Ceará, grupo 6; Botafogo (SP) e Tuna Luso, grupo 11; Ponte Preta e Meia-Noite, grupo 14; Fortaleza e União Mogi, grupo 23; Flamengo (SP) e Vitória, grupo 28; além de Retrô e Juventus (SP), pelo grupo 31. Ambos encerraram a terceira rodada da fase inicial na sexta-feira (9).

Outros grupos já tinham ao menos um classificado antes da rodada final, até o fechamento desta edição, como XV de Jaú (grupo 8), Bahia (grupo 9), América-MG (grupo 10) e Guanabara City (grupo 12).

Neste sábado (10), mais 14 grupos definem seus classificados. A Ferroviária aguarda o segundo colocado entre Cuiabá e Quixadá. Santos espera definição entre São-Carlense, União Cacoalense e Real Brasília. Bragantino aguarda São Luís, Cosmopolitano ou Figueirense.

Do grupo do São Paulo, o segundo classificado está entre Maruinense, Real Soccer ou Independente (AP). A Portuguesa aguarda Operário (PR) ou Vila Nova, enquanto o Botafogo define o adversário entre Taubaté e Águia de Marabá. Já o Atlético-MG aguarda Audax ou QFC.

Alguns grupos ainda seguem completamente indefinidos. No 18, Criciúma, XV de Piracicaba, Canaã (DF) e Comercial de Tietê somam três pontos cada. O grupo 21 tem Juventude e São José com quatro pontos, e o Nacional (AM) com três. Situação semelhante ocorre no 24, com Novorizontino e Itaquá com quatro pontos, e Náutico com três. No grupo 30, Ibrachina lidera com quatro, enquanto Santo André e Bangu têm dois. Já no 32, Internacional e Nacional (SP) somam quatro pontos, e a Portuguesa Santista tem dois. Todos entram em campo neste sábado.

No domingo (11), Brasiliense, Sfera e Água Santa disputam a segunda vaga do grupo 25, que já tem o Fluminense garantido na liderança. O Palmeiras também está classificado no grupo 27 e aguarda a definição do segundo colocado entre Monte Roraima e Remo, ambos com três pontos.

A segunda fase da Copinha contará com 64 equipes, na segunda (12) e terça-feira (13). A terceira fase será disputada nos dias 14 e 15 de janeiro, com 32 times. As oitavas de final acontecem nos dias 16 e 17. Quartas de final e semifinais, nos dias 18, 19, 21 e 22, respectivamente. A final está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

 

Por Mellissa Ramos

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Times conhecem seus caminhos na Copa do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *