Mato Grosso do Sul deve enfrentar um período de instabilidade entre esta sexta-feira (9) e domingo (11), com previsão de chuvas intensas, tempestades, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h. Os alertas foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), que atribuem as mudanças à formação de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil.
A mudança no padrão climático será impulsionada pela aproximação de uma frente fria, combinada ao intenso transporte de calor e umidade associado a uma área de baixa pressão atmosférica. Esse sistema meteorológico será reforçado pela formação de cavados, que são regiões alongadas de baixa pressão capazes de potencializar instabilidades.
Todo o território sul-mato-grossense está sob alerta amarelo do Inmet, que prevê volumes de chuva podendo atingir 50 milímetros em um único dia. O risco de descargas elétricas, ventania e granizo permanece elevado durante todo o período.
Segundo o Cemtec, as regiões centro-sul, leste, sudoeste e sudeste serão as mais impactadas. Entre os municípios que devem registrar maior intensidade de chuva estão Campo Grande, Ponta Porã, Três Lagoas, Porto Murtinho e Anaurilândia.
Leve queda de temperatura, mas calor persiste
A frente fria trará um alívio momentâneo do calor, com diminuição das temperaturas entre esta sexta-feira e o fim de semana. No sul, cone-sul e região da Grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 20°C e 22°C, com máximas variando de 25°C a 31°C.
Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 28°C e 30°C. Já no Pantanal e no sudoeste, as mínimas devem oscilar de 22°C a 26°C, com máximas entre 28°C e 31°C. No bolsão, norte e leste do Estado, os termômetros podem alcançar entre 29°C e 36°C.
Calor volta com força na próxima semana
A trégua será curta. A partir de segunda-feira (12), o calor retorna com intensidade, acompanhado de umidade elevada e pancadas de chuva mais frequentes, cenário típico do verão sul-mato-grossense. As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, enquanto as tardes e noites terão maior probabilidade de precipitações.
O Cemtec alerta ainda que novas tempestades, com raios e rajadas de vento, não estão descartadas até quarta-feira (14). As recomendações incluem atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos, queda de galhos e interrupções temporárias no fornecimento de energia.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Ladário lidera calor em MS com máxima de 35°C nesta sexta-feira