Mais de 1,5 toneladas de peixe foram apreendidas no Estado em 2025 durante ações ambientais

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

Multas por infrações chegaram a R$ 12,6 milhões na Bacia do Rio Paraguai

Mais de 1,5 tonelada de pescado irregular foi apreendida em Mato Grosso do Sul ao longo de 2025 durante ações de fiscalização ambiental na Bacia do Rio Paraguai. O volume faz parte do balanço operacional do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, responsável pelo policiamento em uma das regiões mais sensíveis do Pantanal brasileiro.

Ao longo do ano, as equipes vistoriaram 31.310 quilos de pescado em rios e áreas alagadas e apreenderam 1.528,6 quilos por irregularidades relacionadas, principalmente, à pesca ilegal. As ações ocorreram tanto em fiscalizações de rotina quanto em operações direcionadas a pontos considerados críticos.

O balanço aponta ainda que, em 2025, foram aplicados 445 autos de infração ambiental, que resultaram em R$12.602.706,00 em multas. Parte dessas autuações ocorreu durante operações específicas voltadas ao combate de crimes com maior impacto ambiental.

A presença policial foi reforçada em diferentes frentes. No período, foram realizadas 6.792 abordagens a pessoas e 3.868 abordagens a veículos em áreas urbanas, rurais e de difícil acesso. No ambiente fluvial, as equipes abordaram 488 embarcações que circulavam por rios, corixos e regiões alagadas da bacia.

Também foram montadas 620 barreiras e pontos de bloqueio, utilizados para fiscalização e controle do transporte de produtos de origem ambiental. O patrulhamento terrestre somou 43.370 quilômetros percorridos, enquanto o patrulhamento fluvial alcançou 4.110 quilômetros ao longo do ano.

Em resposta a demandas da população, o batalhão atendeu 721 denúncias ambientais em 2025, muitas delas relacionadas a possíveis danos em áreas ribeirinhas e regiões diretamente dependentes dos recursos naturais.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *