Redes sociais impulsionam pequenos negócios de MS com criatividade e trends digitais

Plataformas digitais de compras on-line Shopee e Shein e agora Tik Tok Shop
Plataformas digitais de compras on-line Shopee e Shein e agora Tik Tok Shop

Empreendedores utilizam plataformas de vídeos curtos para ampliar alcance, fortalecer marcas e transformar conteúdos em oportunidades de venda

Entender o que vender, quando oferecer, como se comunicar e onde estar presente tem sido decisivo para pequenos negócios atentos ao comportamento do consumidor. Em um cenário cada vez mais conectado, no qual o consumo de conteúdos digitais influencia escolhas e hábitos, empreendedores de Mato Grosso do Sul têm utilizado as redes sociais de forma estratégica para dialogar com o público, acompanhar tendências e fortalecer a identidade de suas marcas por meio de conteúdos criativos alinhados às chamadas trends do momento.

Esse movimento acompanha o avanço do uso das plataformas digitais no Brasil. De acordo com o relatório Datareportal, nos últimos meses de 2025 o país registrou 131 milhões de usuários ativos, com 18 anos ou mais, em uma das principais redes sociais de vídeos curtos. Nesse ambiente, os anúncios alcançaram 80,3% desse público. O formato dinâmico, que combina entretenimento, música, linguagem informal e recomendações personalizadas por algoritmos, tem se consolidado como um espaço fértil para marcas que buscam visibilidade, engajamento e geração de negócios.

Além do alcance orgânico proporcionado pelas trends, essas plataformas passaram a oferecer recursos que facilitam a jornada de compra. Em maio deste ano, foi lançada no Brasil a TikTok Shop, funcionalidade que integra o e-commerce diretamente ao aplicativo, permitindo que marcas e criadores apresentem produtos enquanto o consumidor descobre, se identifica e finaliza a compra sem sair do ambiente digital.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Andressa Oliveira, a presença estratégica nas redes sociais pode representar uma vantagem competitiva para os pequenos negócios. “A presença digital é um investimento de baixo custo e pode ser uma ótima opção para o empreendedor. Se os clientes estão nas redes sociais, vale observar as trends e avaliar como adaptá-las à realidade do negócio para mostrar o produto ou serviço. É preciso ter frequência de publicações, conhecer o público-alvo e, depois, ‘furar a bolha’”, orienta.

Quando a trend vira vitrine de negócios

Em Campo Grande, o empreendedor Patrick Alencar, proprietário da Trevo Personalizados, encontrou nas redes sociais uma forma de divulgar seus produtos e alcançar novos públicos. A empresa produz e comercializa canecas personalizadas e, em 2024, passou a publicar no TikTok vídeos que mostram o processo de personalização de canecas, copos e xícaras. Um dos conteúdos, que apresenta o passo a passo de uma encomenda, alcançou cerca de 2,7 milhões de visualizações.

“Já tivemos clientes que chegaram até a Trevo depois de verem nossos vídeos”, relata Patrick. Segundo ele, os conteúdos funcionam como uma vitrine digital, conduzindo o público do entretenimento ao interesse pela compra.

“O TikTok é hoje uma das principais vitrines digitais. As trends ajudam a dar alcance orgânico, humanizar a marca e mostrar os bastidores, o que gera conexão com os clientes. Para pequenos negócios como o meu, estar atento a essas oportunidades é essencial para conquistar novos públicos de forma criativa e acessível”, complementa.

Recentemente, a Trevo Personalizados aproveitou uma trend temática de Natal, com a personalização manual de uma caneca ilustrada com o tradicional pinheiro natalino. O conteúdo, aliado ao uso estratégico de hashtags, tem contribuído para aumentar a procura por encomendas de presentes neste período do ano.

Apoio para transformar conteúdo em estratégia

Para auxiliar os pequenos negócios na adaptação ao ambiente digital, o Sebrae aposta na combinação entre estratégia e criatividade como ferramenta de geração de renda. No portal oficial da instituição, os empreendedores encontram uma página da parceria exclusiva com o TikTok, com dicas, e-books e capacitações, como o curso “Formação de preço e venda” e o artigo “Faça o seu conteúdo bombar”.

Por Ian Netto

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *