Em vídeo publicado em rede social, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse na quarta-feira (11) que as instituições de ensino precisam se preparar para “medidas emergenciais pontuais” por conta do novo coronavírus. Weintraub sugere que, caso seja necessário, é preciso ter pronto um plano de aulas “remotas”.
Porém, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que vê a possibilidade de suspensão de aulas como um potencial risco para avós de crianças que, por serem idosos, integram o principal grupo de risco da Covid-19.
”Nós já estamos nos preparando, sempre orientados pelo Ministério da Saúde, para que caso venha acontecer qualquer coisa, os danos sejam os menores possíveis. Uma cidade ou região que precise ter uma atenção mais especial para que nós tenhamos prontos um plano de aulas remotas” afirmou Weintraub no vídeo publicado nas redes sociais.
”Você manda as aulas para os alunos, disponibiliza o e-mail, o YouTube, Skype internet, tudo pra você evitar aglomeração e evitar transmissão mais aguda do coronavírus.” Completa.
Na quarta-feira, o Conselho do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) enviou comunicado aos alunos suspendendo todas as atividades depois da confirmação de um caso do novo coronavírus no setor.
(Texto: João Fernandes com Agência o Globo)