Cumprimento da maioria das metas foi por meio de investimento em emprego, saúde, educação e infraestrutura
A Prefeitura de Campo Grande encerra o ano com a maior parte das metas previstas no plano de governo da prefeita Adriane Lopes (PP) efetivamente cumpridas. As informações disponibilizadas pelo Executivo municipal ao Jornal O Estado, apontam que, das 79 ações prioritárias herdadas do plano apresentado, 84% foram totalmente concluídas até o fim de novembro, dentro de um projeto de 216 iniciativas monitoradas ao longo de 2025. Para Adriane Lopes os resultados refletem o compromisso da gestão com planejamento, acompanhamento rigoroso das metas e entrega de serviços à população.
“As entregas foram acompanhadas por meio dos Contratos de Gestão, ferramenta adotada pela administração para monitorar prazos, resultados e execução das políticas públicas”, declarou. Segundo a prefeita, todas as ações finalizadas seguiram os cronogramas estabelecidos.
Na área de desenvolvimento econômico, emprego e renda, a gestão ampliou programas de geração de trabalho, como o Processo Seletivo CG e o Mutirão Emprega CG, que passaram a atender as sete regiões urbanas da Capital. Também foi iniciado o programa Campo Grande na Rota Certa, com lançamento previsto para 2026, além de capacitações voltadas ao agronegócio e ao empreendedorismo. O município ainda lançou o Observatório Econômico e firmou parceria para certificação de crédito de carbono.
Na educação, a prefeita destacou a capacitação contínua de professores, equipe técnico-pedagógica, diretores e servidores administrativos. “Foi realizado a implementação do Programa Brasil Alfabetizado em parceria com o Governo Federal e a ampliação do atendimento no Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva da REME (Rede Municipal de Ensino). Todas as escolas municipais passaram por reformas ou revitalizações”, afirmou.
A saúde avançou com o uso de tecnologia para agilizar atendimentos, como o agendamento online de consultas e a implantação de painéis de monitoramento. “Houve redução da fila de consultas, exames e cirurgias por meio da rede complementar, além da implantação da Ouvidoria Itinerante da Saúde e do Prontuário Eletrônico do Cidadão em 19 unidades”, ressaltou a Adriane Lopes.
Já na infraestrutura, a prioridade do ano foi a retomada de obras paralisadas. Entre as entregas estão pavimentações nos bairros Tarumã, Oliveira I e II e Complexo Itatiaia, além de reformas em unidades de saúde, centros de assistência social e espaços culturais. Também foram concluídas obras como a construção da Emei São Conrado, da Praça da Juventude no Serra Azul, da Praça de Esportes no distrito de Anhanduí e a reforma do Teatro Municipal José Octávio Guizzo. Outro destaque foi a implantação de vias estruturantes no Fundo de Vale do Córrego Imbirussu, na região do Nova Campo Grande.
Na área de cidadania, proteção social e habitação, Adriane destacou a criação do programa Emprega Mulher, ampliou capacitações voltadas ao público feminino e reforçou o atendimento psicossocial a jovens. “No setor habitacional, foram entregues unidades do Condomínio da Melhor Idade, além da ampliação dos programas Recomeçar Moradia e Locação Social”, afirmou, destacando ainda que a proteção social avançou com a reforma de unidades do CRAS e a elaboração do Censo da População em Situação de Rua, que está na fase final de consolidação dos dados.
O setor de cultura, esporte e bem-estar animal teve como marco a reabertura da Morada dos Baís e a retomada de eventos culturais. O Teatro José Octávio Guizzo e o Teatro do Paço foram reinaugurados após anos fechados. No bem-estar animal, a prefeitura implantou um programa de castração de cães e gatos para atender todas as regiões urbanas da cidade.
Já na gestão e eficiência da máquina pública, a administração lançou o aplicativo +CG, que vai concentrar diversos serviços municipais em uma única plataforma digital. “Também houve avanços na modernização tributária, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informação, além da assinatura do Plano de Equilíbrio Fiscal junto ao Governo Federal, abrindo espaço para novos investimentos”, ressaltou a prefeita.
No campo da transparência, Campo Grande conquistou o Selo Diamante do PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública), tornando-se a única Capital do país a alcançar 100% dos critérios avaliados. A gestão também foi reconhecida no Prêmio Qualidade da Gestão 2025, resultado da adoção inédita dos Contratos de Gestão para monitoramento mensal das entregas.
Com o balanço positivo, a prefeitura avalia que encerra o ano com avanços estruturais e administrativos, enquanto prepara o terreno para novas ações previstas para 2026. “Seguiremos trabalhando para que 2026 seja ainda mais produtivo e cheio de entregas para a nossa população”, concluiu Adriane Lopes.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram